Ao longo da manhã deste domingo (3), mais autoridades divulgaram notas de pesar pelo falecimento do ex-ministro e ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence na madrugada de hoje.
Em comunicado divulgado há pouco, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o magistrado “foi um dos maiores juristas da história do Brasil”.
Pertence “sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, como advogado e também como ministro do Supremo Tribunal Federal”, e por isso, “era respeitado por todos”. Lula registrou que teve o “privilégio de ter em Sepúlveda um amigo e também um grande advogado”, e transmitiu os sentimentos aos familiares, amigos e admiradores do jurista.
A ex-presidente Dilma Rousseff, que é mineira, afirmou que o “mundo jurídico e político deve muito a este mineiro de Sabará, que se tornou um dos mais importantes juristas do Brasil”.
“Ex-procurador-geral da República, ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, advogado brilhante, foi presidente da Comissão de Ética da Presidência da República em meu governo”, prosseguiu a ex-presidente. “Humanista e verdadeiro democrata, fez história ao promover no STF a primeira gestão aberta à sociedade, ainda nos anos 90”, complementou.
Dilma ainda lembrou que Pertence foi um “radical defensor dos direitos humanos e profundamente comprometido com as lutas sociais”.
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), registrou que Pertence deixou um “legado incontestável na vida jurídica do país”.
Segundo Lira, por onde o jurista passou – na banca de advocacia, Procuradoria-Geral da República e tribunais superiores – “sua atuação foi impecável na defesa dos direitos do cidadão”.
Em outra nota, o advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, relembrou a trajetória de Pertence, e afirmou que o jurista deixou uma “extensa obra jurídica e uma imensa saudade para aqueles que tiveram a sorte de com ele conviver”. “Em nome de todas e todos os membros e servidores da Advocacia-Geral da União (AGU), manifesto nossos sinceros sentimentos aos familiares e amigos”, completou.