Nesta segunda-feira (30), a Receita Federal começa a pagar o quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de 2024. Cerca de 511 mil contribuintes, que entregaram suas declarações até setembro, serão contemplados, incluindo 86 mil residentes no Rio Grande do Sul. Além disso, o lote contempla restituições residuais de anos anteriores.
A Receita informou que será desembolsado um total de R$ 1,03 bilhão, com os valores sendo creditados nas contas bancárias informadas na declaração ou por meio da chave Pix vinculada ao CPF. O órgão ainda destacou que 40% do valor será destinado a contribuintes com prioridade no reembolso, como idosos, pessoas com deficiência ou doenças graves, e professores.
Uma novidade importante, que já havia sido implementada no ano passado, é a preferência no recebimento para quem informou a chave Pix do tipo CPF. Entre os que receberão este último lote, 201.381 contribuintes adotaram essa opção, enquanto outros 106.289, que não informaram a chave Pix ou não se enquadram em categorias prioritárias, também estão incluídos.
O Rio Grande do Sul teve atenção especial neste lote. Devido às enchentes que afetaram o estado entre abril e maio, os residentes que regularizaram sua situação fiscal até setembro foram incluídos na lista de prioridades. Entre eles, 86.570 receberão a restituição neste lote.
Os contribuintes podem consultar sua situação no site da Receita Federal ou pelo aplicativo disponível para tablets e smartphones. Caso a restituição não seja depositada, por exemplo, devido à desativação da conta bancária, o valor ficará disponível por até um ano no Banco do Brasil. Para agendar o crédito, é possível utilizar o Portal BB ou entrar em contato com a Central de Relacionamento do banco.
Em 2024, 1,47 milhão de declarações foram retidas na malha fina por pendências. Os contribuintes que não foram contemplados neste lote podem acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e verificar possíveis pendências, retificando a declaração, se necessário, para participar dos lotes residuais futuros.
Com informações da Agência Brasil.