Um relatório do Instituto de Finanças Internacionais (IIF) traz projeções otimistas para o crescimento econômico global, com destaque para os Estados Unidos e o Brasil. Segundo o relatório, o crescimento econômico dos Estados Unidos em 2023 será de 2%, enquanto o crescimento global será de 2,9%. Ambas as projeções superam as estimativas do Fundo Monetário Internacional (FMI), que prevê um crescimento de 1,5% para os EUA e 2,7% para a economia global.
De acordo com o IIF, o crescimento global projetado é comparável ao avanço registrado na década anterior à pandemia do coronavírus, o que indica que a atividade econômica está voltando à tendência pré-Covid. Essa perspectiva positiva é um sinal encorajador para a recuperação econômica mundial.
No caso do Brasil, a projeção do IIF é de um crescimento de 2,4%. Essa estimativa mostra uma recuperação gradual da economia brasileira, impulsionada por diversos fatores, como a retomada das atividades econômicas, os avanços na vacinação contra a Covid-19 e a implementação de reformas estruturais.
Em relação à zona do euro, a previsão é de um avanço mais moderado, com um crescimento de 0,6%. Essa projeção indica que a recuperação econômica na região está acontecendo de forma mais lenta, possivelmente devido a desafios específicos enfrentados pelos países que compõem a zona do euro.
A China, por sua vez, deve apresentar um crescimento robusto de 4,8%. O país tem sido um dos motores da recuperação econômica global, impulsionado por investimentos em infraestrutura e pelo consumo interno.
No entanto, nem todos os países têm perspectivas positivas. O relatório do IIF aponta que a economia da Argentina enfrenta uma contração de 1,3% este ano e deve passar por uma “recessão profunda” em 2024. Isso se deve à queda na demanda interna, que afeta o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB).
As projeções do IIF trazem um panorama otimista para a economia global, com destaque para o crescimento dos Estados Unidos e do Brasil. No entanto, é importante lembrar que essas projeções estão sujeitas a diversos fatores e podem sofrer alterações ao longo do tempo.