O Governo do Distrito Federal (GDF) anunciou nesta sexta-feira (19) a recriação da Secretaria de Estado de Economia, uma iniciativa que segue a fusão das pastas de Planejamento, Orçamento e Administração (Seplad) e de Fazenda (Sefaz). O principal objetivo por trás dessa reorganização é simplificar a burocracia e otimizar os processos no âmbito do Executivo local.
A liderança da pasta de Economia ficará a cargo de Ney Ferraz, que anteriormente chefiava a Seplad. Ney Ferraz destaca que a reestruturação permitirá uma maior proximidade entre a arrecadação, o planejamento e a execução. Ele ressalta que esse modelo busca proporcionar agilidade, transparência e controle mais efetivo das ações governamentais no Distrito Federal.
O secretário Ney Ferraz destaca que a missão primordial será unificar as demandas, promovendo maior controle, transparência e agilidade na condução dos recursos públicos na região. Essa mudança foi elogiada pelo conselheiro do Tribunal de Contas e ex-secretário de Economia, André Clemente, que acredita que essa estrutura unificada pode fortalecer políticas públicas essenciais.
Mesmo entre os deputados da oposição, a alteração administrativa recebeu reconhecimento positivo. Ricardo Valle, vice-presidente da Câmara Legislativa, expressou otimismo com a mudança, especialmente destacando a indicação de Ney Ferraz como um sinal promissor.
Ao longo do último ano, Ney Ferraz, enquanto secretário da Seplad, desempenhou um papel crucial na gestão, equilibrando as contas públicas mesmo diante de uma queda na arrecadação. Sua gestão permitiu o aumento linear dos servidores e a nomeação de mais de 8 mil concursados, mantendo a estabilidade nos investimentos em infraestrutura e áreas sociais.
Ney Ferraz, que é servidor público federal há duas décadas, demonstra uma vasta experiência e passagens relevantes pelo GDF, liderando a reforma previdenciária em 2019 e contribuindo para a implementação do GDF Saúde, o plano de saúde do funcionalismo público. Com formação em direito, pós-graduação em direito previdenciário e direito público, e mestrado em direito público, Ney Ferraz traz uma bagagem sólida para assumir o desafio à frente da Secretaria de Economia do Distrito Federal.
Fonte: Jornal da Tarde