No último sábado, 31 de agosto, um apagão afetou cerca de 1 milhão de consumidores em São Paulo e Guarulhos, deixando várias regiões sem luz por quase três horas. De acordo com a Eletrobras, a causa do incidente foi identificada como uma pipa com linha metálica, conhecida como “linha chilena”, que caiu em uma subestação da empresa.
O Incidente
Às 17h30, a pipa atingiu o primeiro barramento da subestação, gerando um curto-circuito que acionou os sistemas de proteção. Doze segundos depois, outra rabiola feita com linha metálica atingiu o segundo barramento, causando um novo curto-circuito e levando ao desligamento total da subestação.
Consequências do Incidente
A falha na subestação de Guarulhos, de propriedade da Eletrobras, resultou na interrupção de carga de cerca de 870 MW, afetando principalmente as regiões Norte, Leste e Central da capital paulista. Bairros como Tucuruvi, Jaçanã, Vila Guilherme, Mooca, Tatuapé, Brás, Belém, Penha, Cangaíba, Itaquera, São Mateus e São Miguel foram os mais afetados.
Restabelecimento da Energia
A energia começou a ser restabelecida gradualmente após as 19h, e por volta das 20h, o fornecimento de energia foi normalizado para todos os clientes afetados, segundo a Enel Distribuição São Paulo.
Investigação e Prevenção
A Eletrobras informou que somente em 2023, cinco incidentes em subestações foram provocados por pipas. A empresa alerta que soltar pipas ou balões e fazer queimadas em locais próximos a linhas de transmissão é um risco para as pessoas e para o funcionamento da rede elétrica. As causas do desligamento estão sendo investigadas e serão informadas posteriormente.
Reações das Autoridades
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) confirmou a interrupção de carga e informou que as equipes do ONS e dos agentes estão dedicadas a retomar o serviço à sociedade com segurança, no menor tempo possível.
A Enel Distribuição São Paulo destacou que o desligamento na subestação Guarulhos afetou principalmente as regiões Norte, Leste e Central da capital e que as equipes trabalharam com manobras remotas na rede para reduzir o número de clientes impactados.