A Stellantis, uma das principais montadoras de veículos do mundo, revelou recentemente que escolheu o Polo Automotivo de Goiana, no estado de Pernambuco, como o local para a produção de seus novos veículos equipados com tecnologia híbrida. Essa inovação combina eletrificação com motorização flex e a utilização de etanol, bem como veículos 100% elétricos a bateria desenvolvidos e fabricados pela empresa no Brasil.
A iniciativa faz parte da estratégia global de descarbonização da Stellantis no âmbito do plano estratégico Dare Forward 2030. O objetivo final é alcançar a “descarbonização” total de suas operações e produtos até 2038, o que implicaria em uma redução de 50% das emissões de CO2 até 2030.
Essas tecnologias híbridas estarão disponíveis a partir do próximo ano, representando um avanço significativo na direção da mobilidade mais sustentável e com menor impacto ambiental.
O Polo Automotivo de Goiana também servirá como centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D) da Stellantis na região nordeste do Brasil. Além disso, a empresa já mantém o Software Center no Porto Digital, em Recife, que é referência na produção e exportação de software automotivo. Esta decisão fortalece o compromisso da Stellantis com a pesquisa e inovação no Nordeste, incluindo parcerias com universidades locais dedicadas ao desenvolvimento de eletrônica embarcada e conectividade de veículos, com ênfase em Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista (ADAS).
A Stellantis atualmente conta com 38 fornecedores de componentes e sistemas nas proximidades do Polo de Goiana, mas espera aumentar esse número para 50 em breve, devido às atividades na região. Nos próximos anos, à medida que a nova família de veículos híbridos e elétricos se desenvolve, a cadeia de suprimentos deverá crescer para incluir 100 fornecedores em Pernambuco, focados na produção de componentes e soluções para propulsão híbrida e elétrica.
As plataformas Bio-Hybrid e BEV (Battery Electric Vehicle) fazem parte da visão da Stellantis para o futuro da mobilidade, buscando oferecer opções mais limpas e eficientes para os consumidores brasileiros. Com diferentes graus de combinação entre motores térmicos e eletrificação, essas plataformas são flexíveis e podem ser aplicadas a vários modelos produzidos pela Stellantis, promovendo a sustentabilidade e a inovação na indústria automobilística nacional.