As bolsas de valores europeias encerraram em alta nesta segunda-feira, revertendo parte das perdas registradas no início deste ano. O impulso positivo foi liderado pelos setores de tecnologia e varejo, enquanto as ações de petróleo e gás enfrentaram recuo devido à queda nos preços do petróleo.
O índice pan-europeu fechou com um ganho de 0,38%, atingindo 478,18 pontos, após uma queda inicial de até 0,7%.
O setor de tecnologia registrou um aumento de 1,2%, interrompendo uma sequência de seis dias de perdas, enquanto o setor de varejo avançou 1,2%, marcando sua primeira alta em sete sessões.
Chris Beauchamp, analista-chefe de mercado da plataforma de negociação online IG, comentou sobre a performance do mercado: “As ações caíram na primeira semana do ano (…) o motivo mais plausível (foi) uma certa realização de lucros. Agora que isso diminuiu, está nos dando algum espaço para recuperação.”
O índice STOXX 600, referência na Europa, teve sua primeira queda semanal em oito semanas na semana passada, após um forte desempenho no segundo semestre impulsionado pelas expectativas de cortes nas taxas de juros pelos principais bancos centrais globais.
No entanto, dados econômicos recentes sem uma direção clara levaram os mercados globais a ajustarem suas expectativas sobre futuros cortes nas taxas de juros.
As ações do setor de petróleo e gás apresentaram queda de 2,6% nesta segunda-feira, refletindo a queda de mais de 3% nos preços do petróleo, resultado dos cortes pronunciados liderados pela Arábia Saudita e do aumento na produção da OPEP.
A performance das principais bolsas europeias foi a seguinte:
– Em Londres, o índice Financial Times variou positivamente em 0,06%, atingindo 7.694,19 pontos.
– Em Frankfurt, o índice subiu 0,74%, alcançando 16.716,47 pontos.
– Em Paris, o índice teve ganho de 0,40%, atingindo 7.450,24 pontos.
– Em Milão, o índice valorizou-se em 0,42%, chegando a 30.569,92 pontos.
– Em Madri, o índice registrou alta de 0,44%, atingindo 10.209,00 pontos.
– Em Lisboa, o índice desvalorizou-se em 0,85%, atingindo 6.478,25 pontos.
O cenário atual reflete a volatilidade e as nuances presentes nos mercados globais, enquanto os investidores monitoram de perto os desenvolvimentos econômicos e os movimentos setoriais que moldarão o panorama financeiro nos próximos meses.