A Bola de Ouro da Copa do Mundo de 1986, concedida a Diego Maradona por sua excepcional performance no torneio, será leiloada na França, em junho, mais precisamente no dia 06. O anúncio foi feito pela casa de leilões Aguttes nesta terça-feira (07). Este emblemático prêmio é o primeiro de sua categoria na história a ser colocado à venda em um leilão.
A quantia inicial para o leilão ainda não foi definida, porém, espera-se que atinja cifras recordes, tanto pela sua natureza inédita quanto pelo seu valor histórico. Maradona protagonizou a Copa do Mundo de 1986, marcando cinco gols e apresentando atuações individuais brilhantes que levaram a Argentina à conquista do segundo título mundial.
Um dos momentos mais memoráveis do torneio foi o jogo contra a Inglaterra nas quartas de final, marcado pela rivalidade política devido à guerra das Ilhas Malvinas. Naquela partida, Maradona marcou dois gols, o primeiro deles de forma polêmica com a mão, conhecido como “A Mão de Deus”, e o segundo após driblar diversos adversários, sendo considerado o “Gol do Século”.
Após a premiação, Maradona guardou o troféu no Banco della Província, em Nápoles. No entanto, o banco foi assaltado em 1989 e, entre os itens roubados, estava a Bola de Ouro de Maradona. Após alguns anos, o prêmio foi recuperado em uma sala de leilões. A casa Aguttes, após investigar sua procedência, confirmou sua autenticidade.
O leilão da Bola de Ouro de Maradona representa uma oportunidade única para colecionadores e entusiastas do futebol adquirirem um pedaço da história do esporte. A casa de leilões Aguttes está encarregada da venda deste precioso item, que tem um significado especial para os fãs do lendário craque argentino.