As bolsas de valores de Nova York fecharam em forte queda nesta terça-feira (2), com os investidores demonstrando aversão ao risco em meio a temores relacionados à política monetária do Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos.
O índice Dow Jones registrou uma queda de 1,00%, encerrando o dia aos 39.170,24 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,72%, chegando a 5.205,81 pontos, e o Nasdaq cedeu 0,95%, encerrando a sessão aos 16.240,45 pontos.
A preocupação dos investidores foi alimentada por comentários da presidente do Fed de Cleveland, Loretta Mester, que sugeriu não haver motivos para um corte imediato das taxas de juros, dada a força contínua da economia americana. Essa postura mais cautelosa do Fed pode atrasar o início do ciclo de cortes de juros, inicialmente previsto para a reunião de junho do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc).
Mary Daly, da distrital de San Francisco, também contribuiu para a incerteza ao afirmar que a previsão de três cortes de 0,25 ponto percentual neste ano é considerada “razoável”, mas não uma garantia.
No cenário econômico, os investidores também observaram atentamente o aumento das vagas em aberto no mercado de trabalho dos Estados Unidos, com o relatório “Job Openings and Labor Turnover Survey”, do Departamento do Trabalho, indicando um aumento de 8,7 milhões para 8,8 milhões de vagas entre janeiro e fevereiro. Esse dado sugere que o mercado de trabalho americano permanece aquecido, o que pode influenciar a política de juros no país.
A incerteza em relação à postura do Fed e a perspectiva de uma economia americana robusta mantiveram os investidores cautelosos, refletindo-se na queda das bolsas de valores de Nova York nesta terça-feira.