A Volkswagen anunciou nesta segunda-feira (20) que funcionários das fábricas da Anchieta, São Bernardo do Campo (SP), Taubaté (SP) e São Carlos (SP) entrarão em férias coletivas de dez dias. Essa decisão foi tomada devido ao impacto na produção causado pelos alagamentos no Rio Grande do Sul. Alguns fornecedores de peças da Volkswagen do Brasil, com fábricas instaladas no estado, estão impossibilitados de produzir no momento.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista informou que cerca de 4.000 trabalhadores ligados à produção foram afetados por essa medida. A Volkswagen conta com 49 fornecedores no Rio Grande do Sul. O sindicato está acompanhando de perto a evolução da situação e considerando formas de flexibilidade para superar momentos de dificuldades na produção, conforme previsto no acordo coletivo de garantia de emprego. Luiz Carlos da Silva Dias, diretor executivo do sindicato, também destacou que os trabalhadores estão engajados em campanhas para ajudar as vítimas das enchentes.
Além da Volkswagen, outras montadoras também enfrentaram desafios devido às chuvas no estado. A Mercedes, que tem 39 fornecedores no Rio Grande do Sul, fez uma parada de dois dias (9 e 10 de maio). Por outro lado, a Scania, com 20 fornecedores na região, não parou a linha de montagem1. A situação continua sendo monitorada pelas empresas e sindicatos, e a solidariedade da categoria é fundamental para apoiar as comunidades afetadas.
Esperamos que a situação se normalize em breve e que as medidas adotadas contribuam para a recuperação das áreas atingidas pelas enchentes no Sul do país.