O dólar está operando em queda de 0,08% em relação ao real, sendo negociado a R$ 4,851 nesta terça-feira (19). Essa diminuição no valor do dólar em relação à moeda brasileira ocorre em meio às expectativas dos mercados em relação às decisões dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos, que anunciarão na quarta-feira (20) suas decisões sobre as taxas de juros.
Além de enfraquecer em relação ao real, o dólar também está perdendo força em relação às principais moedas concorrentes no mercado internacional. O índice DXY, que avalia o desempenho do dólar em relação a uma cesta de seis moedas fortes, registra uma queda de 0,35%, atingindo 104,83 pontos.
O Banco Central (BC) divulgou que a economia brasileira apresentou um crescimento de 0,44% em julho, em comparação com junho, com ajustes sazonais. Esse aumento foi mais expressivo do que a previsão média das estimativas coletadas pela agência Projeções Broadcast, que era de 0,35%. No mês anterior, o crescimento havia sido de 0,22%, marcando o maior nível desde abril deste ano.
A Fundação Getúlio Vargas (FGV) também divulgou dados indicando que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) acelerou em quatro das sete capitais pesquisadas na primeira para a segunda quadrissemana de setembro. São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro registraram aumentos no índice, enquanto Salvador, Recife e Porto Alegre apresentaram recuos.
A expectativa em relação às decisões dos bancos centrais e os indicadores econômicos estão influenciando o comportamento do mercado de câmbio e do dólar frente ao real.