Itamar Serpa Fernandes, fundador da Embelleze, morreu aos 82 anos, segundo divulgado na noite desta terça-feira (18). Natural do Espírito Santo, Itamar construiu seu império bilionário em produtos de beleza no Rio de Janeiro.
O patrimônio bilionário (estimado em mais de R$ 1 bilhão) de Itamar deve ser dividido entre seus quatro filhos: Marlon Serpa, de 28 anos, João Serpa, de 21 anos, e Isabella Elias e Francisco Itamar, que são gêmeos de 9 anos. Devem entrar na lista de herdeiros, também, dois netos do filho primogênito Carlos, que faleceu em 2011.
Atualmente, o conglomerado Embelleze contempla a Embelleze, o Instituto Embelleze, a Embelezze Venda Direta e a Embellezze Internacional. A companhia está presente em mais de 50 países.
A companhia não costuma revelar valores de investimento ou faturamento. Porém, para se ter ideia, apenas o Instituto — que oferece cursos de estética — fechou 2019 com cerca de R$ 250 milhões no caixa.
Em 2018, uma disputa judicial envolvendo Itamar e sua ex-esposa, Josefina Beltrame Fernandes, expôs parte do patrimônio do empresário. Josefina pedia, na época, por metade de tudo o que Itamar era dono e, por isso, seus advogados trataram de listar os bens do empresário e apresentar ao juiz.
A lista catalogou 42 propriedades, que incluíam apartamentos na Zona Sul carioca, fazendas no interior fluminense e casa em Miami, contas no exterior, carros, barcos e obras de arte — além do conglomerado empresarial.
O conflito estava relacionado às fatias na companhia de produtos para cabelos que caberiam à ex-mulher e à família de um dos filhos de Itamar, Cláudio, já falecido. Um acordo entre as partes pacificou a situação jurídica e societária com a distribuição de participações na empresa, mantendo o controle da companhia com Itamar.