A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse hoje que a maior demanda da população brasileira, no âmbito da elaboração do orçamento participativo, é fomento para desenvolvimento em zonas rurais, com fortalecimento da agricultura familiar, e também investimentos em habitação.
Tebet também destacou que a maioria das manifestações e movimentos populares vem sendo organizadas por mulheres nos outros Estados, em uma demanda para fortalecimento do empreendedorismo feminino.
“É uniforme uma demanda mais próxima do dia a dia na vida das pessoas, que resolva a vida de forma imediata, como geração de emprego e moradia”, comentou Tebet. “É isso que propõe o PPA: colocar no orçamento dos próximos quatro anos aquilo que é verdadeiramente política que chegue na vida do cidadão, na ponta, de quem mais precisa”, disse a ministra.
Ela participa na noite de hoje da Plenária do Plano Plurianual Participativo (PPA) no Distrito Federal, o 19º Estado a receber a equipe do Ministério, que entregará o plano ao Congresso Nacional no dia 31 de agosto deste ano.
Segundo os dados obtidos pelo Ministério, aproximadamente 25 mil indivíduos compareceram às 18 plenárias estaduais já realizadas. Adicionalmente, cerca de 400 mil usuários interagiram na plataforma Brasil Participativo, que fornece a oportunidade de selecionar programas de governo prioritários para os próximos quatro anos, além de serem capazes de contribuir com sugestões e apoiar iniciativas alheias.