Na abertura desta sexta-feira (3), o Ibovespa iniciou os negócios em alta de 1,10%, atingindo os 128.524 pontos. Esse avanço do principal índice da B3 ocorre em meio às atenções voltadas para o relatório de empregos dos Estados Unidos (o payroll), no cenário externo, e para os números da inflação semanal no Brasil.
Nos Estados Unidos, a economia criou 175 mil empregos em abril, em termos líquidos, conforme relatório publicado pelo Departamento do Trabalho do país. Esse resultado ficou abaixo da mediana das expectativas de analistas consultados pelo Projeções Broadcast, que esperavam a criação de 225 mil postos de trabalho, e próximo ao limite inferior das estimativas, que variavam de 150 mil a 275 mil vagas.
O payroll chega dois dias após o Federal Reserve (Fed), o banco central dos Estados Unidos, decidir manter a taxa de juros no patamar mais elevado desde 2001, entre 5,25% e 5,50% ao ano. Com o indicador mostrando uma geração de vagas menor do que a esperada pelo mercado, há apostas de que o Fed poderá cortar os juros americanos ainda neste ano.
Além disso, pela manhã, a Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgou que o Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) avançou em seis das sete capitais pesquisadas no encerramento de abril. O indicador fechou o mês com uma alta de 0,42%, após registrar um aumento de 0,10% no final de março.
Os investidores também devem ficar atentos à reação do mercado após a adesão da capital à privatização da Sabesp, com 37 votos favoráveis e 17 contra. O texto foi sancionado na noite de quinta-feira (2) pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB). Além disso, os balanços de Iguatemi (IGTI11) e Gerdau (GGBR4) devem movimentar o Ibovespa.