A Justiça de São Paulo emitiu uma ordem para a exclusão de uma postagem feita pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em sua conta na rede social X. A decisão veio após uma ação movida pelo deputado Guilherme Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo Psol. A publicação, uma montagem que incluía as imagens de Boulos e do ex-presidente Lula, foi considerada caluniosa pela juíza Giselle Valle Monteiro da Rocha, da 31ª vara cível.
Na postagem, datada de 5 de maio, Bolsonaro compartilhou uma reportagem sobre fugas em presídios brasileiros, utilizando uma imagem adulterada que não correspondia à versão original do portal Metrópoles, veículo responsável pela matéria. A juíza considerou o ato como um “uso abusivo da liberdade de comunicação e expressão”, configurando um ato ilícito.
Boulos, apoiado por Lula na corrida eleitoral, protocolou a ação na semana passada, exigindo não só a exclusão da postagem, mas também indenização por danos morais. Bolsonaro tem cinco dias para remover a publicação, sob pena de multa diária de até R$ 1 mil.
Até o momento, a defesa do ex-presidente não se pronunciou sobre a decisão judicial, e sua assessoria não comentou as declarações da juíza. Bolsonaro permanece internado no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, onde trata uma erisipela na perna e um quadro de obstrução intestinal, sem previsão de alta, segundo boletim médico divulgado nesta quarta-feira (15).