Abilio Diniz, uma das figuras mais influentes e respeitadas do mundo dos negócios no Brasil, faleceu neste domingo, 18 de fevereiro, aos 87 anos. Internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, seu quadro de saúde se agravou ao longo do dia, culminando em uma insuficiência respiratória decorrente de uma pneumonia, conforme afirmou a assessoria de imprensa de Diniz.
Com uma carreira marcada por inovação e empreendedorismo, Abilio Diniz foi o responsável por criar o Grupo Pão de Açúcar, que se tornou a primeira empresa brasileira do setor com ações negociadas em Wall Street. Além disso, ele foi um dos pioneiros na construção de um grande império do varejo no Brasil.
Em janeiro, Diniz viajou para Aspen, nos Estados Unidos, enquanto se recuperava de cirurgias no joelho. No entanto, ele se sentiu mal e retornou rapidamente ao Brasil. Mesmo enfrentando problemas de saúde, ele continuou a se dedicar a seus negócios e a buscar novas oportunidades de investimento.
Outros empreendimentos de destaque de Abilio Diniz incluem a ampliação do family office Península Participações, com o lançamento da gestora de hedge fund O3 Capital, voltada para o grande público, em 2021. No ano seguinte, ele também criou uma nova gestora voltada para investimentos em venture capital, a Altitude Ventures.
Em uma entrevista concedida ao jornal Estadão em fevereiro de 2023, Abilio Diniz expressou otimismo em relação ao futuro do Brasil, destacando as perspectivas de oportunidades de ingresso de capitais internacionais no curto prazo. Ele afirmou: “A China se abre e nós somos o grande celeiro do mundo. Os EUA começam a se recuperar, a vencer a inflação e não devem enfrentar uma recessão profunda. O mundo apresenta condições para o Brasil ter grandes investimentos”. Na entrevista, ele se definiu como um otimista.
A morte de Abilio Diniz é uma perda significativa para o mundo dos negócios e do varejo no Brasil. Seu legado de inovação, empreendedorismo e otimismo continuará a inspirar as gerações futuras.