A Petrobras anunciou que tem observado com atenção os movimentos do petróleo no mercado internacional e os impactos sobre o mercado brasileiro e reforçou que os reajustes de preços dos combustíveis seguirão sem periodicidade definida.
“A companhia reitera que ajustes de preços de produtos são realizados no curso normal de seus negócios, em razão do contínuo monitoramento dos mercados, o que compreende, dentre outros procedimentos, análise de preços competitivos por polo de venda, em equilíbrio com os mercados nacional e internacional, levando em consideração a melhor alternativa acessível aos clientes”, disse a estatal em nota.
Nesta segunda-feira, o petróleo Brent fechou a sessão em alta de 0,67%, aos US$ 85,56 o barril.
“Os reajustes continuam sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”.
De acordo com a Petrobras, o momento da economia global é de grande incerteza e isso influencia diretamente a demanda por energia e a oferta de petróleo e combustíveis. “Essa combinação, no curtíssimo prazo, levou a uma elevação dos preços de referência e da volatilidade. Ao mesmo tempo, observa-se um aumento do fluxo de combustíveis oriundos da Rússia para o Brasil”.
Nesse cenário, segundo a petroleira, eventuais reajustes, “quando necessários, serão realizados suportados por análises técnicas e independentes”.
Petrobras — Foto: Leo Pinheiro/Valor