Uma reviravolta nas expectativas do mercado financeiro surge após o mais recente encontro do Copom (Comitê de Política Monetária), com reflexos diretos nas projeções para a taxa básica de juros, a Selic. Segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira (13 de maio de 2024) pelo Banco Central, analistas agora estimam a taxa em 9,75% para o final do ano, um aumento em relação à projeção anterior de 9,63%.
A decisão do Copom em reduzir a Selic em 0,25 ponto percentual no último dia 8 de maio, levando-a de 10,75% para 10,50% ao ano, revelou um cenário de divergências internas. Com 5 votos a favor da redução mais modesta e 4 votos pelo patamar anterior de 0,50 ponto percentual, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, teve que desempatar a decisão.
As projeções para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), a inflação oficial do país, também sofreram ajustes. Estima-se que encerre 2024 em 3,76%, um aumento marginal de 0,04 ponto percentual em comparação com a previsão anterior. Para 2025, a expectativa inflacionária subiu de 3,64% para 3,66%.
Quanto ao dólar, os especialistas consultados pelo BC apontam que a moeda americana poderá fechar o ano valendo R$ 5,00. Enquanto isso, as projeções para o crescimento da economia brasileira em 2024 foram ajustadas para cima, passando de 2,05% para 2,09%.
O Boletim Focus, que registra as estimativas de analistas consultados pelo Banco Central desde 2000, fornece uma visão panorâmica das tendências econômicas do país. Publicado semanalmente, o relatório é uma ferramenta essencial para entender as perspectivas do mercado e suas influências na política monetária e fiscal.
Esteja por dentro das últimas previsões e projeções econômicas consultando o Boletim Focus regularmente, e mantenha-se informado sobre os rumos da economia brasileira.