Seguindo sua visita inesperada à China, o ex-secretário de Estado e diplomata dos Estados Unidos, Henry Kissinger, reuniu-se nessa quinta-feira (20) com o presidente da China, Xi Jinping, em encontro que teve clima leve, com o líder chinês chamando o americano de “velho amigo”, segundo relatos da “CBS”.
O encontro de Kissinger com Xi acontece um dia depois que o ex-diplomata se encontrou com o ministro da Defesa da China, Li Shangfu, agenda que buscava a retomada dos diálogos militares entre as duas principais potências econômicas do mundo.
Xi se encontrou com Kissinger na Diaoyutai State Guesthouse, um complexo diplomático no oeste de Pequim, onde Kissinger foi recebido durante sua primeira visita à China em 1971, segundo a emissora estatal “CCTV”. Desde então, Kissinger visitou a China mais de 100 vezes, disse Xi na reunião.
“Amizade entre os dois povos”
“Nunca esquecemos nossos velhos amigos, nem suas contribuições históricas para promover o crescimento das relações China-EUA e aumentar a amizade entre os dois povos”, disse Xi para Kissinger, segundo a agência de notícias estatal “Xinhua”.
“A China e os Estados Unidos estão mais uma vez na encruzilhada sobre aonde ir, e os dois lados precisam fazer uma escolha novamente”, disse o presidente da China. Ele pediu a Kissinger e americanos com ideias semelhantes a “continuar a desempenhar um papel construtivo em trazer as relações China-EUA de volta ao caminho certo”.
Kissinger respondeu que é uma “grande honra” visitar a China e agradeceu a Xi por escolher encontrá-lo no mesmo prédio onde se encontrou com os líderes chineses pela primeira vez, segundo a “CCTV”.
“A relação EUA-China é de vital importância para a paz e a prosperidade de ambos os países e do mundo”, disse Kissinger, prometendo fazer esforços para melhorar o entendimento mútuo entre os dois lados.