As belezas da arquitetura estão espalhadas em todos os lugares do mundo. Mas nem sempre nós, que não somos especialistas nesta área, conseguimos enxergar essas pérolas escondidas.
Para resolver esta questão, trazemos neste texto 4 segredos arquitetônicos incríveis que você pode observar em suas próximas viagens.
1. As câmaras internas da Tower Bridge
(Fonte: GettyImages)
A Tower Bridge (conhecida aqui no Brasil como a Ponte da Torre de Londres) é um dos marcos turísticos mais ilustres da Inglaterra. Ela tem cerca de 61 metros de altura e compreende uma ponte suspensa sobre o rio Tâmisa, que serve de passagem para o tráfego rodoviário e pluvial.
Só que nem todo mundo sabe que a ponte guarda um segredo invisível para quem a vê de fora. São as chamadas Câmaras Basculantes. Elas foram originalmente construídas para movimentar os contrapesos maiores quando a ponte é movimentada. Na maior parte do tempo, as duas câmaras não são acessíveis ao público.
Elas são compostas por dois grandes salões de 27 metros de altura no total, e estão acopladas dentro dos dois pilares das pontes. Sua construção foi bastante complicada, uma vez que envolvia um trabalho de engenharia para escavar as fundações sob o Tâmisa. Excepcionalmente, em ocasiões especiais, elas são abertas para eventos que recebem visitantes.
2. A cripta secreta do Capitólio
(Fonte: GettyImages)
Sem dúvida, o Capitólio de Washington DC é uma das edificações mais conhecidas dos Estados Unidos. Ele foi construído em 1793, no intuito de abrigar o congresso americano. Há vários espaços dentro do Capitólio que podem ser visitados, mas nem todo mundo sabe que ele guarda um segredo.
O prédio tem uma cripta construída por George Washington e sua esposa, Martha, para abrigar seus corpos quando eles morressem. No entanto, ocorreram atrasos e desentendimentos durante a construção que impediram que os restos mortais dos dois fossem abrigados lá.
Ainda assim, o espaço recebeu um design de catedral europeia, trazendo uma atmosfera de mausoléu. Até hoje, ela segue vazia, exceto por algumas estátuas.
3. O segredo das gárgulas de Notre Dame
(Fonte: GettyImages)
A Catedral de Notre Dame é um dos locais turísticos mais belos de Paris. A igreja, de arquitetura gótica, é cheia de ornamentos rebuscados. Entre eles, estão as gárgulas – tão famosas que inspiraram O Corcunda de Notre Dame da Disney.
Essas estátuas de criaturas míticas, feitas em pedra, chamam muito a atenção. Mas nem todo mundo sabe que elas têm uma função a mais: as gárgulas operam como um sistema secreto de drenagem de água. Como a catedral não tinha calhas, os engenheiros projetaram as esculturas para coletar a água da chuva que caía, assim evitando que ocorressem erosões e rachaduras no prédio.
4. A ilusão de ótica no Partenon
(Fonte: GettyImages)
O Partenon é uma obra-prima arquitetônica da Grécia que foi construída entre 447 e 432 a.C., para servir como templo. Até hoje, ele é um dos pontos turísticos mais visitados do mundo.
Sua estrutura não tem cimento: ele é todo feito de mármore branco puro. Foi construído sob supervisão do arquiteto grego Fídias, que elaborou uma matemática secreta que faz com que as famosas colunas brancas gerem uma ilusão de ótica.
Propositalmente irregular, as colunas não equidistantes se inclinam para dentro. Isso faz com que o edifício dê a impressão de um alinhamento perfeito, aproveitando a forma pela qual o olho humano percebe a profundidade. Agora que sabe disso, quando você passar por lá, vai poder aproveitar essa camada a mais desta obra maravilhosa.