O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu neste sábado a cooperação entre o Brasil e a Colômbia no combate ao desmatamento da Amazônia. “O que se faz num canto da América do Sul repercute em outro. Por isso nossa cooperação é tão importante”, disse Lula, que participa do encerramento da Reunião Técnico-Científica da Amazônia, organizada pelo governo colombiano.
Lula disse que “temas fundamentais” foram discutidos por países da América do Sul nesta semana, como a proteção dos povos indígenas, promoção da ciência e tecnologia, bioeconomia e o combate aos crimes transnacionais.
“Falar da Amazônia é falar de superlativos. Ela abriga a maior floresta tropical do mundo, com 10% de todas as espécies de plantas e animais do planeta”, falou o presidente no país colombiano, ao também pedir o combate à fome na região.
O presidente do Brasil também pediu uma “nova visão” sobre o desenvolvimento sustentável da região amazônica. Mais cedo, o Planalto informou que estão em curso negociações entre os oito países da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) sobre declaração conjunta a ser adotada por ocasião da Cúpula da Amazônia, que ocorrerá em Belém, no início de agosto.
Lula também comentou sobre o evento “Diálogos Amazônicos”, que vão ocorrer entre os dias 4 e 6 de agosto de 2023, no Hangar Centro de Convenções em Belém (PA), antes da cúpula. “Podemos fazer muito se dermos diretrizes adequadas. Por meio de uma coalização de bancos de desenvolvimento e a mobilização de recursos públicos e privados, vamos fomentar atividades produtivas locais, sustentáveis, como a agricultura familiar, pesca artesanal e projetos agroflorestais.”
“Cuidar da Amazônia é um privilegio e uma responsabilidade”, disse Lula neste sábado. Cabe a nós decidir como dar uma vida digna para nossa gente e como preservar nossa floresta”, complementou. O presidente da República tem retorno previsto para Brasília às 20h30 deste sábado.
— Foto: Gustavo Moreno/AP