Na próxima sexta-feira, dia 15 de março, os trabalhadores com carteira assinada nascidos no mês de fevereiro poderão receber o pagamento do abano salarial PIS/PASEP 2024. De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, mais de R$ 1,7 bilhão serão repassados nesta etapa aos beneficiários do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep).
Quem tem direito ao Pis/Pasep 2024?
Para ter direito ao benefício, é necessário ser trabalhador do setor privado (PIS) ou servidor público (Pasep), ter recebido até dois salários mínimos e ter exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano de referência, que neste caso é 2022.
Além disso, é imprescindível que o trabalhador esteja inscrito há pelo menos cinco anos no programa e que seus dados estejam devidamente atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). A solicitação da quantia pode ser feita até o dia 27 de dezembro deste ano.
O valor do PIS/PASEP 2024 varia conforme o número de meses trabalhados, podendo chegar ao montante total de um salário mínimo para quem trabalhou durante os 12 meses do ano de referência. Segundo a tabela de valores da Caixa para 2024, um trabalhador que comprove atividade de um mês receberá R$ 117,66.
Como consultar o PIS/PASEP 2024?
Para realizar a consulta do PIS/Pasep, os trabalhadores podem contar com diferentes canais de atendimento. No caso do PIS, os valores são repassados pela Caixa Econômica Federal, podendo ser acessados através de conta corrente do banco ou pelo aplicativo Caixa Tem. Já os pagamentos referentes ao Pasep são realizados pelo Banco do Brasil, via TED ou Pix, e podem ser sacados presencialmente em uma agência da instituição bancária.
Para obter mais detalhes sobre o benefício, os trabalhadores podem utilizar o aplicativo para celulares Carteira de Trabalho Digital, o portal Gov.br, ou entrar em contato com os canais de atendimento do Ministério do Trabalho e Emprego pelo telefone 158.