Previsões meteorológicas indicam a possibilidade de uma frente fria intensa atingir o Brasil na segunda semana de abril, trazendo consigo uma queda significativa nas temperaturas em todo o país, com risco de friagem no Norte e Nordeste e uma pequena chance de geada no Sul.
Março foi marcado por um forte calor, especialmente no centro-sul do Brasil. No entanto, após uma breve queda nas temperaturas no final do mês, observamos novamente um aumento do calor neste feriado de Semana Santa e especialmente neste domingo de Páscoa.
A próxima semana começará com uma oscilação de temperaturas no Sul do país. Embora as temperaturas já estejam ultrapassando os 30°C em algumas regiões neste domingo, espera-se que uma nova frente fria avance, causando uma queda nas temperaturas, principalmente no Sul.
No entanto, a queda nas temperaturas será mais pronunciada no Sul, enquanto no Sudeste as máximas continuarão acima dos 30°C na terça-feira (02), embora haja uma leve diminuição em relação ao domingo.
A previsão indica que a primeira frente fria intensa, que afetará todo o centro-sul do Brasil, ocorrerá por volta da segunda semana de abril. Por volta do dia 8, espera-se o início do aprofundamento da pressão atmosférica entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, resultando em tempestades severas.
Esse sistema de baixa pressão continuará se aprofundando e formará um ciclone por volta do dia 10 de abril, trazendo consigo uma frente fria muito intensa e uma massa de ar frio para o país. Essa frente fria e a massa de ar frio podem até mesmo provocar uma friagem no Norte e Nordeste.
Além disso, por volta do dia 14 de abril, as temperaturas podem cair drasticamente no Sul e Sudeste, com mínimas abaixo dos 10°C e uma possibilidade de geada na região da Serra Catarinense e Gaúcha.
É importante ressaltar que previsões meteorológicas para períodos tão distantes têm uma acurácia menor, e as datas e intensidade da frente fria podem variar. Portanto, é fundamental acompanhar as atualizações da previsão nos próximos dias para obter informações mais precisas.