O prazo para declarar o Imposto de Renda (IR) 2024 está próximo do fim. Até o dia 31 de maio, os contribuintes brasileiros devem apresentar à Receita Federal suas declarações contendo todos os ganhos e despesas referentes ao ano anterior.
Maximizando as deduções
Como destacado na reportagem, uma das formas de otimizar a declaração é incluir gastos com educação dos filhos como despesas dedutíveis. Além disso, outras despesas relacionadas aos dependentes, como saúde, previdência e pensão alimentícia, podem ser abatidas na hora de prestar contas com o Fisco.
Impacto do número de filhos e/ou enteados
É importante ressaltar que o número de filhos e/ou enteados do declarante impacta diretamente nos abatimentos na tributação final. Portanto, fazer a declaração de ganhos e despesas corretamente é fundamental para garantir todos os benefícios fiscais disponíveis.
Limites de idade para dependentes
De acordo com as regras estabelecidas pela Receita Federal, os contribuintes podem declarar filhos e/ou enteados com até 21 anos de idade. No entanto, esse prazo pode ser estendido até os 24 anos caso estejam cursando o ensino superior ou técnico. Em casos de incapacidade física ou mental do dependente, não há limite de idade previsto.
Flexibilidade nas declarações
Mesmo que o filho ou enteado tenha completado 22 anos em 2023, ainda é possível declará-lo como dependente no IR 2024, desde que cumpra os requisitos estabelecidos. O mesmo vale para aqueles que tenham completado 25 anos no ano anterior, desde que estejam cursando o ensino superior ou técnico.
Calendário de restituições
Para os contribuintes que aguardam a restituição, o calendário inicia-se em 31 de maio e se estende até 30 de setembro. Os valores serão disponibilizados em crédito comum na conta bancária ou via Pix, divididos em cinco lotes.
Não deixe para a última hora! Procure organizar seus documentos e submeter sua declaração dentro do prazo estabelecido para evitar multas e complicações futuras com o Fisco.