O principal índice de ações da B3, o Ibovespa, registra uma desvalorização de 7,11% no acumulado do ano. Dos 86 papéis que compõem o indicador, 65 estão em baixa em 2024 até a última quinta-feira (25). Esse desempenho pífio vem na esteira da perspectiva de juros altos por mais tempo nos Estados Unidos, o que acaba roubando atratividade da renda variável de países emergentes, como o Brasil.
Diante desse cenário, alguns analistas já começam a expandir os horizontes de análise e sugerem investimentos em empresas fora do Ibovespa, as chamadas small caps. Segundo eles, há cases com descontos ainda mais expressivos e grandes potenciais de retorno nessas empresas de menor capitalização.
O E-Investidor selecionou as melhores recomendações de compra fora do Ibovespa, feitas por quatro casas de análise (Ágora, CM Capital, Nord Research e Toro). Entre elas, a recomendação com maior potencial de alta foi de Lavvi (LAVV3), cuja expectativa de retorno em 2024 é de 246%. Já o menor potencial de alta, de 9,72%, é apontado pelas ações da Santos Brasil (STBP3).
Confira as principais oportunidades:
Ágora Investimentos:
- Ânima Educação (ANIM3): potencial de alta de 147%
- GPS Empreendimentos e Participações (GGPS3): potencial de alta de 26,38%
- Santos Brasil (STBP3): potencial de alta de 9,72%
- Simpar (SIMH3): potencial de alta de 189,4%
CM Capital:
- Positivo (POSI3): potencial de alta de 24,22%
Nord Research:
- GPS Empreendimentos e Participações (GGPS3): potencial de alta significativo (sem preço-alvo definido)
- Mills (MILS3): boas perspectivas para crescer
Toro Investimentos:
- Lavvi Empreendimentos Imobiliários (LAVV3): potencial de alta de 246%
- Vivara (VIVA3): potencial de alta de 81,21%
Vale ressaltar que essas são apenas algumas das oportunidades existentes fora do Ibovespa. É importante fazer uma pesquisa completa e consultar um especialista financeiro antes de tomar qualquer decisão de investimento.