As tendas estrategicamente instaladas em pontos-chave da cidade de São Paulo para oferecer abrigo às pessoas em situação de vulnerabilidade e amenizar os efeitos do calor intenso atenderam um total de 797 pessoas no segundo dia da Operação Altas Temperaturas (OAT), realizada na quinta-feira (21). Desse número, 292 eram idosos, 31 crianças e 55 adolescentes. No dia anterior, 340 pessoas já haviam procurado esse serviço vital.
No segundo dia da operação, os termômetros registraram temperaturas de até 33,9°C, e a ação será executada sempre que as temperaturas atingirem 32º C ou a sensação térmica equivalente. Essa operação é semelhante à Operação Baixas Temperaturas (OBT) e é uma parceria entre a prefeitura de São Paulo, o governo estadual e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
Ao longo do dia, das 10h às 16h, as equipes da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social prestaram um total de 10.805 atendimentos e distribuíram 23.427 itens, incluindo 9.883 garrafas de água, 2.611 frutas e 8.266 bonés. No primeiro dia da operação, no mesmo período, foram realizados 3.976 atendimentos e distribuídos 6.475 itens, incluindo 3.738 garrafas de água, 2.527 frutas e 210 bonés.
As tendas foram instaladas em várias localidades, incluindo a Praça da República, Praça Marechal Deodoro, Praça Floriano Peixoto, Avenida Cruzeiro do Sul, Praça Novo Mundo, entre outras. O objetivo principal da ação é convencer as pessoas a procurarem abrigo do sol forte e receberem água e alimentos.
Além da distribuição de água, frutas e bonés, as tendas também oferecem espaço para animais de estimação e apoio na compra de ventiladores em unidades de acolhimento. Há também uma ambulância referenciada para atendimento a casos de exposição prolongada ao calor.
A Defesa Civil da cidade de São Paulo emitiu um alerta de estado de atenção para altas temperaturas desde o dia 21 de setembro.
A previsão para os próximos dias indica que São Paulo pode enfrentar recordes de temperatura máxima, com temperaturas acima dos 34°C. A chegada da primavera no sábado (23) traz consigo um dia de calor intenso e céu claro, sem previsão de chuva. O domingo (24) também promete temperaturas elevadas, com máximas próximas aos 36°C e umidade do ar em declínio.
O calor extremo representa um desafio para a saúde e o bem-estar das pessoas, e essas operações de assistência são cruciais para garantir que aqueles em situação de vulnerabilidade sejam protegidos dos riscos associados às altas temperaturas.