No 500º dia da guerra entre Ucrânia e Rússia, iniciada quando o exército russo invadiu o país vizinho em fevereiro de 2022, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky visitou a Ilha da Cobra, uma pequena ilha rochosa no Mar Negro que se tornou símbolo da resistência desde os primeiros dias do conflito.
No início da invasão, oficiais russos enviaram mensagens de rádio para guardas ucranianos na ilha com a ordem de que deveriam se render ou morrer. Eles se recusaram a se render e foram mortos pelo ataque russo.
Meses depois, em julho do ano passado, as forças ucrânias retomaram a ilha. Embora pequeno, o território é estratégico, pois fica localizado a aproximadamente 50 km da costa ucraniana e perto das rotas marítimas que levam ao estreito de Bósforo e ao Mar Mediterrâneo.
“A ilha livre da Ucrânia. Sou grato a todos os que lutaram aqui contra os ocupantes. Celebramos os heróis que deram as suas vidas nesta batalha – uma das mais importantes durante a guerra em grande escala. Glória a todos os que lutam pela segurança do nosso Mar Negro”, escreveu Zelensky no Twitter.