O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos subiu 0,2% de maio para junho e acumulou uma alta de 3% na base anual, informou nesta quarta-feira o Departamento do Trabalho. O indicador revelou uma ligeira alta no mês mas segue desacelerando em base anual, depois de registrar 4% em maio e 4,9% em abril. O CPI em 12 meses de 3% é o menor registrado desde março de 2021.
O núcleo do CPI de junho – que exclui itens mais voláteis como preços de energia e alimentos – ficou em 0,2%, desacelerando em relação aos 0,4% registrados em maio. É o menor resultado mensal desde agosto de 2021. Em base anual, o núcleo também voltou a desacelerar, indo de 5,3% em maio para 4,8% um mês depois.
Todos os dados vieram abaixo da expectativa dos economistas do “The Wall Street Journal”, de um índice cheio de 0,3% em junho e de 3,1% na base anual e um núcleo de 0,3% no mês e de 5% em base anual.
Segundo o Departamento de Trabalho, o índice relativo à habitação foi o maior responsável pelo resultado de junho, com 70% da alta. O índice de alimentação cresceu 0,1%. Já o índice de energia subiu 0,6%.
— Foto: David Paul Morris/Bloomberg