O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), anunciou nesta quarta-feira (5) a formação de um novo grupo de trabalho para debater o projeto de lei 2630/20, mais conhecido como PL das “fake news”, que visa regulamentar as redes sociais e combater a disseminação de notícias falsas.
O novo grupo, criado por meio de um ato publicado no “Diário Oficial da Câmara”, tem como propósito discutir e apresentar propostas para o aprimoramento do projeto de lei, que tem gerado intensos debates e controvérsias no Congresso Nacional.
O grupo será composto por 20 integrantes, sendo que o atual relator do projeto, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), está entre os membros. No entanto, ainda não foi indicado quem será o coordenador ou relator dos trabalhos.
Os membros foram escolhidos levando em consideração a representatividade dos partidos políticos na Câmara dos Deputados. Partidos como União Brasil e PL indicaram membros para o grupo, proporcionando uma diversidade de opiniões e perspectivas.
O presidente Arthur Lira estabeleceu um prazo de 90 dias para que o grupo apresente um novo texto do projeto de lei. No entanto, considerando o contexto das eleições municipais, é possível que esse prazo seja estendido para garantir um debate amplo e aprofundado sobre o tema.
A decisão sobre o texto final do projeto ficará a cargo dos partidos de centro e centro-direita, o que evidencia a importância desses grupos na definição das políticas relacionadas à regulamentação das redes sociais e ao combate às fake news.
A criação desse grupo de trabalho representa um passo importante na busca por soluções eficazes para lidar com os desafios relacionados à disseminação de informações falsas nas redes sociais. A expectativa é que o debate seja conduzido de forma democrática e transparente, visando o interesse público e a proteção da sociedade.