O Ministério da Educação (MEC), em parceria com redes municipais, estaduais e distrital, realizou a Semana da Escuta das Adolescências entre os dias 13 e 31 de maio. O objetivo foi ouvir mais de 2,2 milhões de estudantes dos anos finais do ensino fundamental, em mais de 20 mil escolas brasileiras, para identificar suas percepções sobre a escola em quatro eixos: currículo, clima e convivência, inovação e participação. Os resultados prévios foram apresentados durante o Seminário Nacional Direito à Educação e Garantia das Aprendizagens, em Brasília (DF), nesta quinta-feira (20).
Resultados Preliminares
Os adolescentes expressaram o desejo de ter mais esportes, aulas práticas e atividades envolvendo tecnologia e mídias digitais na escola. Esses foram alguns dos insights obtidos durante a escuta. Os resultados completos nacionais serão divulgados no próximo mês, quando as redes e escolas participantes também receberão devolutivas com os dados de seus alunos.
Participação do Instituto Porvir
Tatiana Klix e Regiany Silva, do Instituto Porvir, contribuíram com a formulação da metodologia e do formulário aplicados na escuta. O convite para integrar o projeto veio da experiência do Porvir em ações ligadas às juventudes, como o “Nossa Escola em (Re)Construção”, que ouviu mais de 400 mil estudantes em 2016.
Política Nacional Escola das Adolescências
Como resultado da escuta, o MEC está desenvolvendo a Política Nacional Escola das Adolescências, que oferecerá apoio técnico e financeiro para melhorar os anos finais do ensino fundamental e tornar a escola mais atrativa para os estudantes adolescentes. A implementação será gradual, iniciando com a adesão voluntária de 15 mil escolas prioritárias.
Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens
Durante o seminário, foi lançado o Pacto Nacional pela Recomposição das Aprendizagens, uma iniciativa entre o MEC, o Consed e a Undime, focada no planejamento de ações pedagógicas e gestão escolar para superar as defasagens de aprendizagem agravadas pela pandemia de Covid-19 e outras situações de emergência.