A Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) terá nova diretoria nos próximos dias. O Ministério de Minas e Energia (MME) enviou ao presidente do conselho de administração da estatal, Thiago Barral, ofício com os nomes dos novos diretores da empresa responsável pela gestão do lado brasileiro da hidrelétrica de Itaipu e das usinas nucleares, além de programas de governo.
Eles se unem a Armando Casado, diretor de finanças. Segundo o ofício, todos os nomes foram aprovados pela Casa Civil. A maioria dos nomes da administração foi nomeada na gestão de Jair Bolsonaro e permanecia no cargo mesmo após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência.
Luiz Fernando Paroli Santos será o diretor-presidente da ENBPar e membro do conselho de administração da companhia, em substituição a Ney Zanella dos Santos.
Wandermilson de Jesus Garcez assumirá a diretoria de comercialização de energia, no lugar de Camilla de Andrade Gonçalves Fernandes.
Leandro Xingó Tenório de Oliveira assumirá a diretoria de gestão corporativa e sustentabilidade, que era ocupado interinamente por Casado, e Miguel da Silva Marques será o titular da recém-criada diretoria gestão de programas de governo.
O governo também avançou na substituição de membros. O conselho é composto por sete integrantes, sendo cinco indicados pelo MME e dois pelo Ministério da Fazenda. Em reunião realizada no último dia 21 de junho, Barral, que também é secretário de planejamento e desenvolvimento energético do MME, foi nomeado como presidente do conselho da estatal.
Além de Paroli e Barral, Valter Cardeal, Nelson Hubner e Francisco Gaetani foram nomeados e empossados no conselho, apurou o Valor.