Nesta segunda-feira, os índices acionários dos Estados Unidos registraram ganhos, impulsionados pelas ações do setor de petróleo, que lideraram após ataques no Mar Vermelho elevarem os preços do petróleo. Além disso, as ações da U.S. Steel dispararam em resposta a um acordo de compra de 14,9 bilhões de dólares.
Os principais índices de Wall Street estão rumo ao encerramento de 2023 em alta, impulsionados por sinais de desaceleração da inflação, o que aumenta as expectativas de que o banco central dos EUA em breve afrouxará sua política monetária. O Dow Jones alcançou um recorde histórico pela quarta sessão consecutiva, enquanto o S&P 500 e o Nasdaq estão sendo negociados perto de seus níveis mais altos do ano.
No setor de energia, a Chevron registrou um aumento de 1,5%, e a Exxon Mobil teve alta de 2,0%, impulsionadas pelo avanço de mais de 3,5% nos preços do petróleo. O subíndice de energia do S&P 500 subiu 1,9%, liderando os ganhos entre os 11 principais setores do S&P.
Um destaque significativo foi a United States Steel, que teve um salto de 26,0%, atingindo um pico de mais de 12 anos. Essa ascensão ocorreu após a japonesa Nippon Steel anunciar a compra da siderúrgica em um acordo de 14,9 bilhões de dólares, incluindo dívidas.
Os investidores estarão atentos aos dados econômicos desta semana, incluindo o índice PCE, indicador de inflação preferido pelo Fed, pedidos semanais de auxílio-desemprego, início de construção de moradias e a leitura final do PIB do terceiro trimestre.
Às 12:37 (horário de Brasília), o índice Dow Jones subia 0,07%, atingindo 37.329,46 pontos, enquanto o S&P 500 ganhava 0,36%, chegando a 4.735,96 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq Composite avançava 0,4%, atingindo 14.872,88 pontos.
A movimentação nos mercados financeiros reflete a sensibilidade dos investidores a eventos globais e acordos corporativos, delineando o panorama econômico e financeiro nos últimos dias do ano. A foto captura traders operando na Bolsa de Valores de Nova York, testemunhas da dinâmica que molda o cenário financeiro atual.
Fonte: Agência Reuters