O turismo brasileiro está demonstrando uma vigorosa recuperação, revelando indicadores positivos após os desafios impostos pela pandemia de covid-19. De acordo com um relatório divulgado recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), setembro de 2023 se destacou como o melhor mês do ano para o setor, movimentando mais de R$ 38 bilhões na economia do Brasil, representando um crescimento de 6,4% em comparação ao mesmo período de 2022.
No acumulado dos nove primeiros meses deste ano, as atividades turísticas apresentaram uma variação positiva de 7,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Quando comparado aos números da pré-pandemia, em 2019, o crescimento atinge 6,1% em volume de receitas.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a importância do setor para a economia do país: “É mais uma demonstração da capacidade do turismo em movimentar a economia do país. Isso gera transformação, melhoria de vida, melhores condições, distribuição de renda e inclusão.”
Além do impacto econômico positivo, o relatório ressalta a significativa geração de empregos na indústria do turismo. Somente em setembro, mais de 20 mil postos de trabalho foram criados no setor, totalizando 132,5 mil novas vagas no acumulado do ano. A projeção da CNC é que, até o final de 2023, o setor de turismo alcance aproximadamente 165,8 mil vagas formais de trabalho.
Esse crescimento constante reforça a importância do turismo como um pilar essencial na recuperação econômica do Brasil, contribuindo não apenas para o desenvolvimento econômico, mas também para a criação de empregos e a melhoria da qualidade de vida da população. O setor está se mostrando resiliente e adaptável, proporcionando uma luz otimista para o futuro do turismo brasileiro.