Após mais de duas horas de reunião com a bancada partidária, o líder do PT na Câmara, Zeca Dirceu (PR), afirmou nesta segunda-feira que os parlamentares petistas estão 100% favoráveis à aprovação do parecer ainda em construção da reforma tributária. O petista acredita ser possível iniciar a discussão e votação da reforma tributária ainda nesta semana.
Ele descartou que a o relator Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) tenha errada na estratégia ao divulgar o parecer preliminar há quase duas semanas, deixando o texto sob críticas de setores e governadores.
“Não acho que vai haver adiamento. E não acho que foi um erro ter mostrado o texto com antecedência porque ele ainda está em construção”, disse Dirceu a jornalistas.
Nos bastidores, até mesmo aliados de Ribeiro reconhecem que “pode não ter sido a decisão mais acertada” tornar o conteúdo do relatório preliminar público com tanta antecedência. Enquanto alguns parlamentares consideram que isso pode determinar uma aprovação com uma versão mais esvaziada, outro grupo avalia que pode contribuir para um eventual adiamento da apreciação.
Dirceu disse não acreditar que posicionamentos contrários de alguns governadores em relação a reforma possam interferir no voto de parlamentares do PT.
Apesar do otimismo sobre a aprovação, o líder do PT na Câmara admitiu preocupação por eventual fechamento de questão do PL contra a reforma.
Indagado sobre a votação do projeto de lei do Conselho Administrativo sobre Recursos Fiscais (Carf), Dirceu disse que o relator Beto Pereira (PSDB-MS) demonstrou disposição em fazer ajustes no relatório. “Nada é pior do que continuar o Carf como era antes”.