domingo, 18 de maio de 2025
  • Anuncie Conosco
GAZETA MERCANTIL
Sem resultados
Todos os resultados
GAZETA MERCANTIL
Sem resultados
Todos os resultados
GAZETA MERCANTIL
Sem resultados
Todos os resultados
Home Economia

Agência anuncia aprovação da liberação de água de Fukushima no Oceano Pacífico | Mundo

03/04/2025
em Economia
Fukushima Ap240311 Gazeta Mercantil


A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) deu na terça-feira luz verde a um plano do Japão para liberar água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi, atingida pelo desastre de março de 2011, apesar dos protestos de vizinhos asiáticos .

O diretor-geral da AIEA, Rafael Mariano Grossi, concedeu uma entrevista coletiva em Tóquio para anunciar a divulgação de um relatório, realizado ao longo de dois anos, sobre os planos do Japão de liberar a água, tratada por um sistema avançado de processamento de líquidos (ALPS), no Oceano Pacífico a partir deste verão.

“Com base em sua avaliação abrangente, a AIEA concluiu que a abordagem e as atividades para o descarte de água tratada do ALPS adotadas pelo Japão são consistentes com os padrões internacionais de segurança relevantes”, escreveu Grossi no prefácio do relatório.

“A AIEA continuará a fornecer transparência à comunidade internacional, permitindo que todas as partes interessadas confiem em fatos e ciência verificados para informar sua compreensão sobre esse assunto ao longo do processo”, disse ele.

Grossi disse na entrevista coletiva que, após ser liberada, a água residual terá um “impacto insignificante” no meio ambiente.

A AIEA abrirá um escritório em Fukushima na quarta-feira para monitorar e avaliar “permanentemente” o processo “nas próximas décadas”, disse ele, acrescentando que visitará a área ao redor da usina para falar com líderes locais e pescadores.

Grossi disse que “reconheceu” as preocupações dos países vizinhos. Ele viajará pela região para “fornecer respostas” às perguntas, mas observou que não é seu trabalho persuadi-los a aceitar a decisão do Japão.

O governo japonês anunciou em 2021 sua intenção de descartar a água da usina de Fukushima que foi usada para resfriar materiais altamente radioativos e depois tratada para remover substâncias nocivas.

A água é gerada de forma contínua e armazenada em mais de 1 mil cisternas no local, pois não pode ser retirada das dependências da usina. A operadora da usina, Tokyo Electric Power Co. Holdings (Tepco), disse que o espaço de armazenamento acabará em breve.

O relatório final da AIEA é baseado em uma revisão no local que foi concluída em junho. O Japão agora espera que a avaliação da AIEA acalme a oposição nos países vizinhos.

O embaixador da China no Japão, Wu Jianghao, disse a repórteres na terça-feira que não há precedente para o lançamento de águas residuais no oceano após um acidente nuclear.

O lado japonês diz que as usinas nucleares em todo o mundo estão descarregando águas residuais, mas essa água não foi exposta a um núcleo de reator que derreteu”, disse Wu. A água de Fukushima não é comparável à água de resfriamento comum, acrescentou.

1 de 1 Vista aérea de parte da usina nuclear de Fukushima — Foto: Valor

Vista aérea de parte da usina nuclear de Fukushima — Foto: Valor

Em um comunicado, a Embaixada da China observou que a AIEA promove o uso pacífico da energia nuclear e disse que não é o órgão ideal para avaliar os impactos ambientais e de saúde de longo prazo da descarga de águas residuais. Um relatório da AIEA não isenta o Japão de suas obrigações sob o direito internacional, disse o comunicado.

A China diz que a liberação do oceano não é a única opção disponível para o Japão. A declaração disse que especialistas também sugeriram descarte geológico, liberação de vapor e um repositório subterrâneo, mas o Japão ignorou essas opções.

Na Coreia do Sul, a liberação da água tornou-se uma questão de crescente preocupação entre o público e uma questão divisiva entre o Partido do Poder Popular, do presidente Yoon Suk Yeol, e a oposição. Os partidos de oposição estão pedindo ao governo japonês que cancele a liberação e busque alternativas, como a construção de novas instalações para armazenar as águas residuais.

Protestos contra a liberação de águas residuais ocorreram nas últimas semanas fora da embaixada japonesa em Seul. A oposição também pediu a Yoon que pressione Tóquio para obter dados mais detalhados sobre quaisquer elementos potencialmente perigosos que a água possa conter.

O governo japonês não foi claro sobre como as águas residuais podem afetar a vida marinha, particularmente a quantidade de elementos radioativos que podem acabar em nossa comida”, disse Kim Ji-moon, um funcionário do Partido da Justiça, de esquerda.

“Nosso país é um dos maiores consumidores per capita de frutos do mar do mundo, então isso é uma questão de saúde e segurança”, disse Kim ao “Nikkei Asia”.

O partido de Yoon teve que contestar as alegações de que o governo está do lado do Japão na questão do lançamento de águas residuais e negligenciando o bem-estar público em casa. Em um briefing na segunda-feira antes da apresentação de Grossi em Tóquio, um funcionário do Ministério dos Oceanos da Coreia do Sul disse: “Nosso governo tem consistentemente exigido que o Japão libere as águas residuais em conformidade com a lei e os padrões internacionais de uma forma que seja científica e objetivamente segura”.

Os pescadores da região temem que a liberação da água cause danos e reduzam a demanda por seus produtos. A Coreia do Sul ainda mantém uma proibição de importação de frutos do mar da área ao redor da usina de Fukushima, citando preocupações de segurança, enquanto China, Hong Kong, Taiwan e Macau restringem as importações.

Na terça-feira, o líder do Partido do Poder Popular, Yun Jae-ok, disse na Assembleia Nacional que a proibição da Coreia do Sul permanecerá em vigor. “Pode ser 10 anos, pode ser 100 anos – até que o público tenha certeza, as importações de frutos do mar de Fukushima serão proibidas”, disse Yun a repórteres.

Nações insulares no Pacífico juntaram-se ao clamor. O Fórum das Ilhas do Pacífico, um grupo regional liderado pelo ex-primeiro-ministro das Ilhas Cook, Henry Puna, enfatizou em um comunicado à imprensa em junho que o fórum está “totalmente comprometido em abordar fortes preocupações sobre a importância da ameaça potencial de contaminação nuclear para a saúde e a segurança do Blue Pacific, seu povo e perspectivas.”

Puna alertou o Japão para não descarregar as águas residuais “até o momento em que todas as partes concordem que é comprovadamente seguro fazê-lo.


LEIA MAIS

Credito Do Bndes Para Industria Supera O Do Agronegocio Gazeta Mercantil
Economia

Lucro do BNDES no 1T25 cresce 7,3% e impulsiona investimentos em infraestrutura e agro

Lucro do BNDES no 1T25 cresce 7,3% e impulsiona crédito para infraestrutura, agro e indústria O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciou 2025 com um...

MaisDetails
Ibovespa Hoje Cai Com Fusão Marfrig-Brf E Balanço Do Banco Do Brasil - Gazeta Mercantil - Economia
Economia

Ibovespa Hoje: Queda Devido à Fusão Marfrig-BRF e Resultados do Banco do Brasil

Ibovespa Hoje: Queda Impulsionada por Fusão Marfrig-BRF e Balanço do Banco do Brasil Nesta sexta-feira, 16 de maio de 2025, o Ibovespa hoje iniciou o pregão em queda,...

MaisDetails
Salário Aplicativo
Economia

Brasileiros que não investem: os riscos de ficar parado e como começar a mudar hoje

Brasileiros que não investem perdem dinheiro: como mudar essa realidade e alcançar estabilidade financeira O retrato preocupante do Brasil: mais da metade da população ainda não investe Em...

MaisDetails
Ibovespa Bate Recorde Histórico E Fecha Acima Dos 139 Mil Pontos Em Maio De 2025 - Gazeta Mercantil - Economia
Ibovespa

Ibovespa bate recorde histórico e fecha acima dos 139 mil pontos em maio de 2025

Ibovespa Bate Recorde Histórico e Se Consolida como Termômetro da Economia Brasileira O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, rompeu mais uma barreira histórica e fechou...

MaisDetails
Coinbase No S&Amp;P 500 - Gazeta Mercantil
Criptomoedas

Entrada da Coinbase no S&P 500 é “divisor de águas nos investimentos”, segundo gestora global

Coinbase no S&P 500: marco histórico pode transformar o mercado cripto e impulsionar ETFs globais A entrada da Coinbase no principal índice da bolsa americana sinaliza uma nova...

MaisDetails
Please login to join discussion
PUBLICIDADE

GAZETA MERCANTIL

Golpes No Uber: Identifique, Previna E Saiba Como Agir - Gazeta Mercantil
Brasil

Golpes no Uber: Identifique, Previna e Saiba Como Agir

Internet Via Satélite Da Starlink - Gazeta Mercantil
Tecnologia

Você Possui um Desses Celulares? Descubra Como Ter Internet Via Satélite da Starlink Gratuitamente!

Credito Do Bndes Para Industria Supera O Do Agronegocio Gazeta Mercantil
Economia

Lucro do BNDES no 1T25 cresce 7,3% e impulsiona investimentos em infraestrutura e agro

Jogos Olímpicos - Gazeta Mercantil
Esportes

Olimpíada de Los Angeles 2028 terá mais seleções femininas no futebol e novas provas no programa

Smartfit - Gazeta Mercantil
Business

Smartfit alcança rating ‘AA+(bra)’ pela Fitch e reforça liderança no setor fitness

Branded Residences - Apartamentos De Grife - Gazeta Mercantil
Lifestyle

Branded Residences: O Luxo que Revoluciona o Mercado Imobiliário

EDITORIAS

  • Brasil
  • Business
  • Cultura & Lazer
  • Economia
  • Lifestyle
  • Mundo
  • News
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Trabalho
  • Anuncie Conosco
Gazeta Mercantil Logo White

EDITORIAS

  • Brasil
  • Business
  • Cultura & Lazer
  • Economia
  • Lifestyle
  • Mundo
  • News
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Trabalho
  • Anuncie Conosco

Veja Também:

  • Golpes no Uber: Identifique, Previna e Saiba Como Agir
  • Você Possui um Desses Celulares? Descubra Como Ter Internet Via Satélite da Starlink Gratuitamente!
  • Lucro do BNDES no 1T25 cresce 7,3% e impulsiona investimentos em infraestrutura e agro
  • Olimpíada de Los Angeles 2028 terá mais seleções femininas no futebol e novas provas no programa
  • Smartfit alcança rating ‘AA+(bra)’ pela Fitch e reforça liderança no setor fitness
  • Branded Residences: O Luxo que Revoluciona o Mercado Imobiliário

© 2023 GAZETA MERCANTIL - Todos os direitos reservados | contato@gazetamercantil.com

Sem resultados
Todos os resultados
  • Brasil
  • Business
  • Cultura & Lazer
  • Economia
  • Lifestyle
  • Mundo
  • News
  • Política
  • Saúde
  • Tecnologia
  • Trabalho
  • Anuncie Conosco

© 2023 GAZETA MERCANTIL - Todos os direitos reservados | contato@gazetamercantil.com