O Rio Grande do Sul receberá um importante reforço em sua infraestrutura de saúde pública com a destinação de mais de R$ 69 milhões pelo Ministério da Saúde para a construção de 27 Unidades Básicas de Saúde (UBS) no estado. Essa iniciativa faz parte do Novo PAC Saúde, um investimento total de R$ 1,1 bilhão para a construção de 500 UBS em todo o país.
As novas unidades representam um avanço significativo na ampliação da Atenção Primária à Saúde no Rio Grande do Sul. As UBS desempenham um papel fundamental como porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo uma gama de serviços essenciais, como consultas médicas e de enfermagem, vacinação, acompanhamento pré-natal e odontológico, entre outros.
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destaca a importância desse investimento para a qualidade de vida da população gaúcha. “Essa portaria do Novo PAC Saúde é um marco na retomada da saúde da família no estado. Significa mais postos de saúde com equipes de Saúde da Família, que garantem um acolhimento humanizado e serviços de qualidade para a população”, afirma a ministra.
O secretário de Atenção Primária à Saúde, Felipe Proenço, reitera o compromisso do governo federal em agilizar a liberação dos recursos. “Nossa meta é aprovar e habilitar todas as 1.800 propostas selecionadas pelo programa até o final de maio. Estamos trabalhando em conjunto com os estados e municípios para garantir que as obras sejam iniciadas o mais rápido possível”, explica o secretário.
A lista completa dos municípios gaúchos que serão beneficiados com as novas UBS está disponível na portaria do Ministério da Saúde. Estados e municípios selecionados para receber recursos do Novo PAC Saúde estão na fase de formalização, que consiste no preenchimento da proposta de formalização online no site do InvestSUS até o dia 10 de maio.
O investimento na construção de novas UBS não apenas assegura maior acesso à saúde de qualidade para a população, mas também impulsiona a economia local, gerando empregos e renda durante as obras. Essa medida reforça o compromisso do governo com a melhoria dos serviços de saúde em todo o país.