Ensinar finanças para crianças desde cedo é essencial para seu desenvolvimento futuro. Uma prática eficaz é por meio de mesadas, permitindo que aprendam a poupar, gastar com consciência e até investir.
Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Marista Criciúma, entre 8 e 9 anos, já estão praticando essas habilidades durante as aulas de Matemática. Com R$10 em mãos, eles visitaram uma papelaria para uma atividade preparada.
A professora de Matemática do Colégio Marista Criciúma, Amanda Medeiros Nunes, explicou que as crianças puderam escolher produtos de diferentes valores e quantidades, praticando escolhas, somatória e outros cálculos.
“O objetivo da atividade foi colocar em prática conhecimentos sobre o sistema monetário, desafiando as crianças a resolver situações-problema reais envolvendo cálculos e finanças”, disse Amanda.
Essa abordagem visa não apenas reforçar o aprendizado matemático, mas também desenvolver habilidades essenciais de vida nos estudantes. Além disso, os pais devem dar exemplo, mostrando como lidam com suas finanças. Essa educação financeira precoce pode impactar positivamente o futuro financeiro dos pequenos.
Gestão financeira desde cedo
Confira 5 dicas para estimular a gestão financeira nas crianças desde cedo:
- Faça a lista de compras em conjunto: Envolver a criança na elaboração da lista de compras ajuda na organização e economia. Isso permite que ela entenda os objetivos da compra.
- Estipule um orçamento: Trabalhar com um orçamento ajuda a entender o valor do dinheiro. Os pais podem estipular um valor para determinada compra e ver o que conseguem comprar com ele. Isso estimula habilidades como matemática, gestão financeira e análise de preços.
- Analise o cupom fiscal: Após as compras, a família pode analisar juntos o cupom da compra, observando quanto foi gasto em cada item, a relação de valor de cada produto, a soma total, descontos, etc.
- Gerencie compras de impulso: Controlar compras de impulso é essencial. Incluir esses itens na lista da próxima compra e gerenciar o orçamento considerando esse item pode ajudar.
- Repita o processo de compra em família: Incluir as crianças na rotina de listas de compras, visitas ao mercado e gerenciamento do orçamento é essencial para que aprendam desde cedo a ter uma relação positiva e saudável com finanças.