A aposentadoria é um assunto que preocupa a todos nós, independentemente de estarmos no início da carreira ou prestes a se aposentar. No entanto, as preocupações são fundamentadas, especialmente considerando o atual cenário da Previdência Social no Brasil. O fato é que a aposentadoria pelo INSS, para a maioria dos brasileiros, simplesmente não será suficiente para garantir uma subsistência confortável no futuro. Com menos de mil pessoas recebendo o teto do INSS de R$ 7.507,49, a maioria dos beneficiários está limitada a um salário mínimo como benefício. E, infelizmente, as perspectivas não são animadoras, com o número de contribuintes do INSS incapaz de suprir o total a ser pago aos beneficiários.
Diante dessa realidade, é mais do que nunca essencial adotar estratégias para minimizar a dependência do benefício da Previdência Social. Aqui estão algumas condutas que você pode incluir em seu planejamento pessoal para garantir um futuro financeiramente estável:
1. Foque no que Você Pode Controlar:
As políticas públicas estão além do nosso controle, então concentre-se naquilo que você pode dominar: a acumulação de patrimônio para geração de renda futura. Comece a planejar suas finanças para a aposentadoria o mais cedo possível. Defina metas financeiras de longo prazo e comece a investir regularmente.
2. Comece Cedo e Seja Consistente:
Se você está começando agora, organize seu orçamento e poupe o máximo que puder todos os meses. A disciplina e consistência dos aportes farão uma grande diferença a longo prazo, graças ao poder dos juros compostos.
3. Organize Suas Finanças:
Avalie seu orçamento detalhadamente e identifique áreas onde você pode economizar. Reduza gastos desnecessários, priorizando investir o máximo possível. Crie um controle de gastos eficaz para maximizar seu potencial de poupança.
4. Explore a Previdência Privada:
No Brasil, existem opções de previdência privada aberta, como VGBL e PGBL, oferecidas por bancos e seguradoras. Esses planos permitem que você acumule patrimônio para a aposentadoria de forma eficaz. Considere também a previdência fechada, oferecida por algumas empresas ou associações, que geralmente oferece contribuições do empregador, acelerando o crescimento do seu patrimônio.
5. Automatize seus Investimentos:
Automatize seus aportes para a aposentadoria. Configure débitos automáticos para seus investimentos, garantindo que você “pague-se primeiro” antes de gastar em outras despesas.
6. Estabeleça Metas Claras:
Defina metas claras para sua aposentadoria. Saiba quanto você precisa para viver confortavelmente e use essas metas como incentivo para manter seus investimentos disciplinados.
7. Viva com Moderação:
Quando receber renda extra, separe uma parte para aumentar seus investimentos de aposentadoria. Viva um degrau abaixo de suas possibilidades, priorizando o investimento no seu futuro financeiro.
8. Assuma o Controle do seu Futuro:
As soluções para uma aposentadoria financeiramente estável estão ao seu alcance. Assuma a responsabilidade por seu futuro financeiro, comece a investir cedo e seja disciplinado. Não deixe que a incerteza das políticas públicas comprometa seu bem-estar futuro. Planeje com sabedoria e garanta uma aposentadoria tranquila e confortável para você e sua família. Lembre-se, quanto antes você começar, mais seguro estará no futuro.