A American Airlines anunciou um aumento significativo em seu investimento na ZeroAvia, uma empresa pioneira em tecnologia não-poluente para aviação. A companhia aérea adquiriu 100 motores elétricos movidos a hidrogênio da ZeroAvia, que serão usados em aviões destinados a voos regionais. Este investimento faz parte do ambicioso objetivo da American Airlines de zerar suas emissões de carbono até 2050.
O CEO da American Airlines, Robert Isom, destacou a importância de investir em novos modelos de tecnologias promissoras como a propulsão a hidrogênio para alcançar um futuro com baixas emissões de carbono na aviação comercial. Avançar na transição da aviação comercial para um futuro com baixas emissões de carbono requer investimentos em tecnologias promissoras, incluindo formas alternativas de propulsão”, afirmou Isom em um comunicado publicado no site da companhia aérea.
A ZeroAvia já realizou testes de voo bem-sucedidos com sua tecnologia hidrogênio-elétrica e atraiu investimentos de outras grandes companhias aéreas, como Alaska Airlines e United Airlines. Atualmente, a empresa está desenvolvendo motores elétricos movidos a hidrogênio para aeronaves de diferentes tamanhos, desde modelos destinados a voos regionais até aeronaves de médio porte para voos mais longos.
A empresa planeja lançar seu primeiro avião comercial, com capacidade para 40 a 80 passageiros, até 2027. Além disso, está trabalhando em projetos para desenvolver combustíveis de hidrogênio criocomprimido, destinados a viagens aéreas de longo alcance.
Ao adotar motores elétricos movidos a hidrogênio, a American Airlines e outras companhias aéreas esperam reduzir significativamente as emissões de carbono da aviação, contribuindo para o combate às mudanças climáticas e promovendo viagens aéreas mais sustentáveis. No entanto, para que essa transformação ocorra, os aviões elétricos movidos a hidrogênio precisam decolar.
A iniciativa da American Airlines e o desenvolvimento contínuo da ZeroAvia representam passos importantes na jornada em direção a uma aviação mais verde e sustentável.