As bolsas europeias abriram em alta na manhã desta terça-feira (12), após um desempenho misto na sessão anterior, enquanto os investidores analisam dados econômicos locais e aguardam novos números da inflação nos Estados Unidos. Por volta das 7h47 (horário de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 registrava um avanço de 0,41%, chegando a 503,52 pontos.
Os investidores na Europa estão particularmente atentos à nova pesquisa sobre a inflação ao consumidor (CPI) dos EUA, que será divulgada nas próximas horas. Esses dados podem influenciar as expectativas em relação a quando o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) iniciará a redução das taxas de juros. Por enquanto, há a expectativa de que o primeiro corte de juros nos EUA ocorra em junho.
Enquanto isso, na Alemanha, o Destatis confirmou que a taxa anual do CPI desacelerou para 2,5% em fevereiro. Esta desaceleração ocorre num momento em que o Banco Central Europeu (BCE) busca mais evidências de que a inflação na zona do euro está se aproximando de forma sustentável da meta oficial de 2%, antes de considerar a possibilidade de reduzir ainda mais as taxas de juros.
No Reino Unido, um levantamento do ONS revelou que a taxa de desemprego subiu ligeiramente para 3,9% no trimestre até janeiro. Entretanto, os salários dos britânicos aumentaram a uma taxa anual um pouco menor no mesmo período, registrando 6,1%.
Assim como o Fed e o BCE, o Banco da Inglaterra (BoE) está de olho nas tendências inflacionárias para decidir quando começar a reduzir sua taxa de juros básica. Nesta terça-feira, aguarda-se um discurso do presidente do BoE, Andrew Bailey.
Às 7h47 (horário de Brasília), a Bolsa de Londres apresentava um avanço de 1,05%, enquanto as bolsas de Paris e Frankfurt registravam altas de 0,08% e 0,38%, respectivamente. As bolsas de Milão, Madri e Lisboa também apresentavam ganhos, com altas de 0,44%, 0,43% e 0,75%, respectivamente.