Pelo menos 30% dos moradores afetados pelo apagão registrado na região central de São Paulo na segunda-feira, 18, permanecem sem energia elétrica na manhã desta terça-feira, 19. Bairros como Higienópolis, Bela Vista, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque estão entre os mais afetados pela falta de luz.
O apagão, que começou por volta das 10h30 de segunda-feira, deixou parte dos endereços às escuras por mais de 20 horas. A Enel, concessionária responsável pelo abastecimento de energia na região, não divulgou o número total de moradores afetados.
“A Enel Distribuição São Paulo informa que restabeleceu a energia para 70% dos clientes afetados”, afirmou a concessionária. Segundo a empresa, uma escavação realizada pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) atingiu acidentalmente cabos da rede subterrânea da distribuidora, causando a interrupção do fornecimento de energia.
A Enel mobilizou equipes de técnicos e eletricistas para identificar a causa e realizar o reparo da rede afetada. Geradores foram disponibilizados para atender um hospital e outros clientes prioritários na região. As equipes da distribuidora atuaram em parceria com a Sabesp durante toda a tarde de segunda-feira para solucionar o problema.
Procurada, a Sabesp declarou que suas equipes não identificaram relação entre o trabalho realizado e o apagão. A companhia afirmou que, antes de iniciar a obra, fez uma sondagem de todas as redes no local e realizou a escavação manualmente, sem movimentação na fiação.
Na segunda-feira, a Santa Casa de Misericórdia informou que os setores de internação e emergência do Hospital Sede estavam sendo alimentados por geradores próprios. Procedimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas foram reprogramados devido à falta de energia. Até o momento, a entidade não retornou ao pedido de atualização sobre a situação.
Canais de contato com a Enel
Os consumidores podem entrar em contato com a Central de Relacionamento da Enel São Paulo pelos números 0800 72 72 120 e 0800 72 72 196 (central de emergência). Para pessoas com deficiência auditiva, o telefone é o 0800 77 28 626.
Além disso, está disponível o serviço da “Elena” pelo número 21 99601-9608, que auxilia na comunicação para registrar falta de luz, pedir 2ª via, consultar débitos, solicitar ressarcimento e tirar dúvidas sobre outros serviços.
Ouvidoria da Enel São Paulo
A ouvidoria da Enel São Paulo está disponível pelo telefone 0800 72 73 110 (atendimento em dias úteis, das 8 horas às 18 horas) ou por carta, enviada para o endereço: Avenida das Nações Unidas, 14401, Conjunto 1 ao 4, Torre B1, 17º andar, Vila Gertrudes, São Paulo, CEP: 04794-00.