O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou há pouco que a reunião de amanhã do Conselho Monetário Nacional (CMN) vai definir a meta de inflação de 2026 e se haverá uma mudança para o modelo de meta contínua de inflação.
“Eu tenho defendido publicamente a questão da meta contínua e nós vamos discutir amanhã na reunião”, disse Haddad a jornalistas. Segundo Haddad, a mudança para a meta contínua é um “aperfeiçoamento desejável”.
Atualmente, o regime de meta de inflação considera o ano-calendário para apurar o cumprimento da meta. Ele não quis antecipar se vai deixar o período de cumprimento aberto ou se será fixado um prazo, como de 18 ou 24 meses.
Questionado se vai discutir na reunião do CMN alguma alteração nas metas para 2024 ou 2025, já estabelecidas em 3%, mas que podem ser mudadas pelo conselho, Haddad respondeu: “Pela pauta do CMN, nós estamos discutindo a meta de 2026. É disso que nós estamos tratando amanhã e de outras questões como essa, se é o caso ou não de tomar essa decisão sobre padronizar em relação ao resto do mundo o programa de metas de inflação.
O ministro informou, ainda, que será validado na reunião de amanhã do CMN os acordos sobre o Plano Safra 2023-2024.
— Foto: Marcos Santos/USP Imagens