O dólar recua e o Ibovespa sobe nesta sexta-feira (7), com o mercado reagindo positivamente à aprovação em segundo turno da reforma tributária na Câmara e a dados mais fracos do que o esperado em um relatório de empregos dos Estados Unidos, o payroll.
Às 10h58, o dólar caía 0,97%, a R$ 4,8819. O Ibovespa subia 1,08%, aos 118.699 pontos.
- Cotação do dólar hoje
- Cotação do Ibovespa hoje
- Cotação de criptomoedas hoje
O mercado de câmbio já vinha mostrando bom humor desde a abertura, depois que a Câmara dos Deputados aprovou na madrugada o texto-base da reforma tributária em segundo turno e iniciou a votação de destaques.
A aprovação da medida, que após a conclusão da análise dos destaques em segundo turno será encaminhada ao Senado, é um primeiro passo histórico após décadas de discussão do tema no Congresso. A aprovação da matéria é uma vitória não apenas para o governo, que a considera prioritária, mas também ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), que abraçou a proposta e trabalhou ativamente por sua aprovação.
“Depois de um começo do ano com discussões negativas que aumentaram a incerteza e os prêmios de risco no mercado, chegamos no segundo semestre com a aprovação da reforma tributária do consumo, uma surpresa positiva, que traz um enorme avanço na complexa legislação”, disse Rafaela Vitoria, economista-chefe do Banco Inter.
Já o JPMorgan chamou o avanço da reforma no Congresso em relatório a clientes de “importante passo que pode levar a melhorias notáveis do ponto de vista econômico”.
Cenário externo
Acentuando o viés positivo dos mercados, dados do Departamento do Trabalho desta sexta-feira mostraram que a criação de vagas de trabalho nos Estados Unidos desacelerou mais do que o esperado em junho. O resultado do relatório conhecido como payroll dissipou temores despertados na véspera por uma surpreendentemente forte abertura de postos privados registrada no relatório da ADP, instituição desvinculada do governo norte-americano.
“O dados de contratações do setor privado em junho veio mais baixo que o esperado e muito mais baixo que o da ADP, de ontem”, disse Pedro Paulo Silveira, gestor da Nova Futura Investimentos. “Com 149 mil contratações, o risco de apertos adicionais (na política monetária dos EUA) pode ser menor.”
Bolsas mundiais
Wall Street
Os principais índices de Wall Street abriram em baixa nesta sexta-feira, após dados do payroll.
Dow Jones Industrial Average caía 0,25% na abertura, para 33.837,07 pontos. O S&P 500 abriu em queda de 0,16%, a 4.404,54 pontos, enquanto o Nasdaq Composite perdia 0,08%, para 13.668,07 pontos.
Ásia e Pacífico
As ações da China fecharam em baixa nesta sexta-feira, pressionadas por empresas de computadores e semicondutores, enquanto investidores cautelosos aguardavam mais estímulos econômicos de Pequim e sinais que podem afetar as relações com os Estados Unidos.
- Em TÓQUIO, o índice Nikkei recuou 1,17%, a 32.388 pontos.
- Em HONG KONG, o índice HANG SENG caiu 0,90%, a 18.365 pontos.
- Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,28%, a 3.196 pontos.
- O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 0,44%, a 3.825 pontos.
- Em SEUL, o índice KOSPI teve desvalorização de 1,16%, a 2.526 pontos.
- Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou baixa de 0,58%, a 16.664 pontos.
- Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,35%, a 3.139 pontos.
- Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 1,69%, a 7.042 pontos.
(*com informações da Reuters)