A ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos (PCdoB), reforçou nesta quarta-feira as críticas do governo ao Banco Central (BC), por conta manutenção da taxa básica de juros, a Selic, em 13,75% ao ano, mesmo nível que foi fixado nos últimos oito encontros, desde agosto de 2022. Na avaliação dela, a decisão do BC é “criminosa” e estaria sendo tomada como um “boicote”.
“É criminosa a taxa praticada pelo BC. Nós não podemos admitir que se tenha um boicote ao país, não é ao governo, é ao país. Nós temos as condições macroeconômicas [favoráveis], de inflação em queda, superávit da balança comercial, desemprego caindo, não é possível que isso permaneça”, disse durante evento no Palácio do Planalto.
Como exemplo, a ministra disse que a Taxa Referencial, conhecida como TR, está sendo usada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para oferecer finaciamento de estudos e projetos. E, por ter uma taxa de juros menor do que a Selic, estaria atraindo diversos projetos.
“Quando você tem um crédito atrativo, você tem investimentos que geram empregos e renda. A TR criou uma verdadeira corrida na Finep por invesntmentos em inovação, por isso não há sentido em manter a taxa de juros e 13,75%”, defendeu.
A Finep é uma empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições vinculada justamente ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.