A Oracle informou que seu software de banco de dados líder do setor poedrá ser usado com um novo tipo de processador pela primeira vez em décadas, outro desafio ao domínio da tecnologia da Intel no lucrativo mercado de data centers.
A versão mais recente do software de banco de dados agora pode ser usada em servidores com chips da Ampere Computing, disse a Oracle, nesta quarta-feira (28) em um post de blog. Anteriormente, o banco de dados da Oracle funcionava com processadores da Intel e da Advanced Micro Devices (AMD).
A Ampere é uma startup com cinco anos de existência sediada na cidade natal da Intel, Santa Clara, na Califórnia (EUA).
Os clientes podem executar o banco de dados no serviço de nuvem da Oracle ou em servidores locais com processadores Ampere que usam tecnologia da britânica Arm.
“A arquitetura ecologicamente correta e energeticamente eficiente da tecnologia Arm, e especificamente dos processadores Ampere, tornou-a popular em data centers em nuvem de hiperescala”, explicou a Oracle, no post.
A Intel perdeu seu domínio no mercado de processadores de data center, onde sua participação era de 99%. A AMD obteve ganhos com novas ofertas. E empresas, como a principal provedora de nuvem Amazon.com, construíram seus próprios chips, usando a tecnologia da Arm.
— Foto: AP Photo/Paul Sakuma










