Detenções por Incêndios Criminosos
A crise provocada pelos incêndios em vegetações no interior de São Paulo teve um novo desenvolvimento nesta segunda-feira (26). A Secretaria de Segurança Pública (SSP) confirmou a prisão de três suspeitos, ampliando as detenções para três pessoas. As capturas ocorreram em Porto Ferreira, São José do Rio Preto e Batatais nos últimos dias.
Controle dos Focos de Incêndio
A Defesa Civil do estado declarou que todos os focos de incêndio estão agora sob controle. Apesar disso, o alerta máximo para queimadas permanece em vigor em 48 municípios. Os esforços coordenados pelo gabinete de crise e pelo posto avançado em Ribeirão Preto continuam ativos para monitorar e responder a quaisquer novos incidentes.
Liberação das Rodovias Afetadas
Com a melhora da situação, todas as rodovias afetadas pelas queimadas foram liberadas. O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) e a Artesp seguem vigilantes para garantir a segurança, especialmente em relação à visibilidade afetada por fogo residual e fumaça.
Situação Geral e Resposta Governamental
Até o momento, 68 pessoas foram afetadas pelos incêndios, com 66 feridos e 2 mortos registrados. No pico da crise, foram contabilizados 24 focos simultâneos de queimadas no interior. O estado de alerta máximo abrange ainda 48 municípios, com ações intensificadas da Polícia Civil para investigar possíveis incêndios criminosos.
Declaração de Emergência e Investigação Federal
O governador Tarcísio de Freitas decretou situação de emergência por 180 dias em 45 municípios paulistas afetados pelos incêndios entre 4 e 24 de agosto. A Polícia Federal também está envolvida nas investigações, com dois inquéritos abertos para apurar as causas dos incêndios nas regiões de Rio Preto e Ribeirão Preto.