Um estudo realizado pelo São Paulo Convention & Visitors Bureau (SPCVB) revelou que, no primeiro semestre desse ano, foram realizados 850 eventos no Estado de SP. O número representa uma alta de 141% no mesmo período do ano passado, que registrou 352 eventos.
Maio foi o mês destaque, com um total de 239 eventos sediados em São Paulo. Numa comparação com 2019, pré-pandemia, o Estado registrou 152 festividades.
Para o presidente executivo do SPCVB, Toni Sando, o desempenho do setor já superou o de 2019.
O mercado começa dar sinais de reaquecimento em toda cadeia produtiva de Turismo, viagens e eventos, gerando novas oportunidades de negócios, investimentos e consequentemente retomando as contrações gerando emprego e renda
Toni Sando
Ainda assim, segundo Sando, há pautas importantes, como a reforma tributária, para que o setor seja mais competitivo. “Poder público e iniciativa privada precisam, como sempre, de um diálogo constante e unir forças para que o setor siga estratégico na movimentação da economia”, aponta.
O número de participantes dos eventos em SP teve um crescimento de 182%, com mais de 30 milhões de pessoas.
Ainda, a grande maioria dos eventos de 2023 até agora foram do setor de cultura e educação. No total, foram 296, um aumento de 335% na comparação com os 68 realizados em 2022.
A área de medicina respondeu por um total 210 congressos, seminários e conferências no primeiro semestre de 2023, segundo o SPCVB.