O Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) afirmou que os maiores bancos americanos permanecem saudáveis, num voto de confiança no sistema financeiro depois de uma série de quebras de instituições de médio porte neste ano.
Todos os 23 bancos que participaram dos testes de estresse tiveram bom desempenho, disse o Fed, o que significa que conseguiriam manter níveis de capital acima do mínimo exigido e continuar oferecendo crédito a famílias e empresas em caso de recessão severa.
O exercício anual tem o objetivo de fortalecer a confiança no sistema bancário. Se os bancos têm desempenho fraco [no teste], podem enfrentar restrições no pagamento de dividendos e de bônus discricionários. Nenhuma das instituições terá de lidar com essas limitações após esta rodada.
O Fed também disse que os maiores bancos tiveram bom desempenho em um novo item do teste que olhou como as instituições sentiriam o impacto de uma alta nas taxas de juros. Os efeitos desse “choque de mercado exploratório” não terão efeito nos requerimentos de capital para o próximo ano. Mas podem revelar as mudanças que o Fed deu a entender que estuda para tornar os testes mais difíceis, observando como os bancos reagiriam a uma série de riscos.
“Devemos permanecer humildes sobre como os riscos podem surgir e continuar nosso trabalho para garantir que os bancos sejam resistentes a uma variedade de cenários econômicos, choques de mercado e outras tensões”, disse Michael Barr, vice-presidente de supervisão do Fed, em comunicado.
O Fed está trabalhando para adicionar estresse aos testes depois que seus supervisores demoraram a abordar como o aumento das taxas de juros contribuiu para a falência do Silicon Valley Bank (SVB). O BC não priorizou o risco de taxa de juros em alguns de seus exercícios regulatórios recentes e os testes de estresse não consideravam um cenário de alta inflação e taxas de juros há anos.
O Fed provavelmente procurará comentar formalmente quaisquer mudanças em seus testes antes de adicionar cenários adicionais que afetem os níveis de capital dos bancos.
Agora que os resultados dos testes deste ano são públicos, espera-se que os bancos anunciem seus planos de capital na noite de sexta-feira.
Michael Barr, do Fed: “Devemos permanecer humildes sobre como os riscos podem surgir” — Foto: Divulgação