O declínio no lucro industrial da China desacelerou em maio pelo terceiro mês consecutivo, graças à melhoria da lucratividade no setor de fabricação de equipamentos, mostraram dados oficiais nesta quarta-feira.
O lucro industrial caiu 12,6% em relação ao ano anterior em maio, diminuindo em relação à queda de 18,2% registrada em abril, informou o Departamento Nacional de Estatísticas. No período de janeiro a maio, o lucro industrial da China caiu 18,8%.
“O lucro do setor manufatureiro melhorou significativamente à medida que várias medidas políticas para promover seu desenvolvimento começaram a entrar em vigor gradualmente”, disse Sun Xiao, estatístico sênior do departamento.
A fabricação de equipamentos, cujo lucro aumentou 15,2% em relação ao ano anterior em maio e representou 39,6% do lucro industrial geral da China, foi quem mais contribuiu para a melhora no lucro no mês, de acordo com o departamento de estatísticas. Dentro do setor, os lucros obtidos pela fabricação de automóveis mais que dobraram em maio, graças às vendas aceleradas de automóveis e ao maior retorno do investimento.
A queda nos lucros do setor manufatureiro de bens de consumo também diminuiu em maio. Os lucros obtidos pelos setores de calçados de couro e têxtil e de vestuário aumentaram 105% e 47%, respectivamente, em relação ao ano anterior.