A USP (Universidade de São Paulo) subiu 30 posições no ranking de universidades QS World e agora é considerada a melhor instituição da América Latina. A lista atualizada para o ano de 2024 foi divulgada nesta terça-feira (27), e a USP figura como a 85° melhor do mundo. Também foi a primeira vez que a instituição entrou no “top 100” de melhores instituições de ensino do mundo, segundo os resultados da 20ª edição do QS World University Ranking (reconhecido sistema de avaliação educacional).
Na edição anterior, de 2023, a universidade paulista estava na marca 115 e era a terceira mais bem colocada da América Latina, ficando atrás da UBA (Universidade de Buenos Aires) e da Unam (Universidade Nacional Autônoma do México).
A segunda instituição brasileira com mais alta pontuação nos dados de 2024 foi a Unicamp (Universidade de Campinas), figurando na 220° colocação do ranking mundial.
Gráfico da trajetória da USP no ranking:
Em nível global, o MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts, em livre tradução) é a primeira colocada em 2024, posto que ocupa há 12 anos. A instituição é seguida pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Oxford, Harvard e Stanford fecham a lista dos cinco melhores centros universitários em 2024.
O ranking QS World analisou mais de 17 milhões artigos científicos publicados. As opiniões de 240 mil especialistas também foram ouvidas para construir o ranking. Além disso, a organizadora da lista implementou três novas métricas neste ano: sustentabilidade, desfecho empregatício e rede de pesquisa internacional.
No quesito sustentabilidade, a Universidade da Califórnia, Berkeley, foi a mais bem colocada. No geral, a instituição figura como a 10° melhor do mundo na versão mais recente do ranking. Em 2023, ela estava na posição 27.
O QS World também chama a atenção para as instituições árabes, apontando-as como cada vez mais competitivas. Na Ásia, a Universidade Nacional de Singapura aparece como a melhor da região e subiu da posição 11 para 8 no novo ranking. Já na África, o QS World informa que 75% das instituições do continente apresentaram melhora nas suas métricas de excelência.
As melhores universidades do mundo e a colocação das duas instituições brasileiras
1°: MIT (Instituto de Tecnologia de Massaachusetts)
2°: Universidade de Cambridge
3°: Universidade de Oxford
4°: Universidade Harvard
5°: Universidade Stanford
6°: Imperial College de Londres
8°: Universidade Nacional de Singapura
9°: UCL (University College de Londres)
10°: Universidade da Califórnia, Berkeley
11°: Universidade de Chicago
12°: Universidade Cornell
13°: Universidade da Pensilvânia
14°: Universidade de Melbourne
15°: Caltech (Instituto de Tecnologia da Califórnia)
85°: USP (Universidade de São Paulo)
220°: Unicamp (Universidade de Campinas)